Nada se perde, tudo se transforma!

E se não deitasses nada fora, e com esses materiais produzisses coisas novas?

Temos uma nova estratégia para sermos mais sustentáveis: a economia circular! Este conceito compreende não só a separação de resíduos em casa e a correspondente reciclagem, mas também a redução, reutilização, recuperação de materiais, bem como uma gestão sustentável da água e energia. É um desafio para os consumidores mas também para as empresas, repensando a utilização e produção dos produtos.
Ao reciclar, acrescenta-se agora o reutilizar, o refazer e o reparar produtos, dando-lhes novos usos e designs, pensando em novos padrões de consumo, maneiras diferentes de comprar e utilizar os produtos.

Mas o que é a economia circular na prática?

A economia circular é um desafio para todos, mas não é um desafio assim tão difícil para o consumidor. De certeza que já deitaste ao lixo imensos produtos que podiam ter sido recuperados ou reutilizados e a verdade é que no nosso planeta não há matéria-prima suficiente para acompanhar a produção de produtos à medida que os procuramos, nem espaço para enterrar ou fazer desaparecer todos os produtos que já descartámos. Na prática, a economia circular é recusar o uso único e descartável dos produtos. Por exemplo, ao utilizarmos roupa que já não usamos para fazer panos para limpeza, utilizar a água de lavar os legumes para regar as plantas, dar uma nova vida aos frascos, doar produtos que já não precisamos a outros que farão bom uso dos mesmos, …

De acordo com esta estratégia, trocamos o conceito de fim-de-vida da economia linear, por novos fluxos circulares de reutilização. Se pensarmos bem, são gestos simples que podemos incluir no nosso dia-a-dia se tivermos num pouco de atenção.

E claro, não esquecer a reciclagem! Uma máquina de lavar tem metal e plástico que podem dar origem a novos produtos, caixas de cartão que podem ser transformadas em novas caixas ou em papel higiênico, metal de uma lata de atum que pode vir a ser incorporado num carro, … Mas para que tudo isto funcione é necessário o contributo de todos. Não quebres o ciclo da economia circular, está nas tuas mãos!

Este mês vamos às escolas!

Durante o mês de maio vamos às escolas para te ajudar a ser um consumidor mais sustentável com as Consumer.TALKS – Gestos Simples para um Consumo Sustentável!