MB Way: É fácil e segura, mas nem sempre é grátis

Agora é possível pagar a conta na loja ou uma dívida a um amigo, sem puxar da carteira. Basta um smartphone ou um tablet, a app MB Way e ligação à Net. Mas cuidado, que alguns bancos cobram por este serviço!

Como podes utilizar o MB Way:

O serviço MB Way permite pagar compras com o telemóvel em lojas tradicionais ou online ou levantar dinheiro sem cartão, sem carregamentos ou custos de adesão. O único requisito é ter ligação a uma rede móvel ou a Wi-Fi. Por isso é tão popular entre os mais novos.

A funcionalidade “dividir a conta” serve, por exemplo, para pagar a sua parte da refeição numa ida ao restaurante com os amigos.

“Pedir dinheiro” permite “desenrascar” situações em que, de repente, se vê sem euros. Através da app pode pedir um empréstimo a alguém da sua lista de contactos que também seja utilizador MB Way. Quem receber a notificação pode escolher o cartão a utilizar ou também rejeitar a operação.

Quer na funcionalidade “Dividir conta” quer na “Pedir dinheiro”, o utilizador fica de imediato com o dinheiro disponível.

Mas atenção, pois alguns bancos estão a cobrar comissões pelas transferências através da aplicação.

Como o MB Way estou seguro?

Os nossos especialistas concluíram que é um método de pagamento seguro, já que as transações são processadas pela SIBS – entidade responsável pela gestão da rede Multibanco. Na prática, estás apenas a utilizar o teu cartão de débito no telemóvel, ou seja, nunca partilhas os dados bancários com a loja. Além disso, a autenticação da transação é feita por ti, através de um código PIN.

O teu dinheiro só fica em risco se alguém tiver acesso ao telemóvel e ao código PIN, ou seja, as vulnerabilidades são iguais às do cartão Multibanco.

Mas, mesmo nesta situação, o MB Way permite uma segunda linha de proteção. Se o telemóvel tiver ativada a funcionalidade de bloqueio, pode impedir (ou pelo menos dificultar) o acesso à aplicação. A própria app MB Way pode ser bloqueada e só funcionar depois de o utilizador inserir o código de bloqueio.

Assim, protege as tuas passwords e PIN, o perigo pode estar sempre à espreita.

Esta app é gratuita?

Este serviço inovador é cada vez mais utilizado e, apesar de inicialmente ser gratuito, alguns bancos começaram a cobrar comissões para a utilização das funções disponíveis no MB Way e é possível que outros bancos comecem a fazer o mesmo.

Informa-te junto do teu banco para saberes se tens comissões na utilização das funções desta aplicação e verifica sempre que fizeres uma transferência qual é o custo que está associado a essa operação.

Quer saber mais?