Jovens que respeitam os autores e as marcas!

Os recursos do projeto Brain IDeas já estão disponíveis!

Brain IDeas – Dá Valor às Boas Ideias

A internet é um espaço de liberdade onde qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, pode aceder ou disponibilizar todo o tipo de conteúdos (textos, imagens, música, filmes, videojogos, software, etc.) ou produtos (nas lojas online).
Contudo, muitos desses conteúdos ou produtos são disponibilizados ilegalmente, isto é, quem os disponibiliza não tem autorização dos seus autores ou dos donos da marca.

 

Em Portugal, cerca de 31% dos jovens (14 e 25 anos) usa intencionalmente estas fontes ilegais e 15 % usa sem ter consciência que são fontes ilegais, para aceder a conteúdos digitais, quer seja para ver filmes ou séries, ouvir música ou jogar, principalmente porque não tem que pagar e tem um acesso mais facilitado. Também cerca de 11% dos jovens adquire produtos contrafeitos online, em especial roupa, ténis ou relógios porque são mais baratos do que os originais.
A utilização destas fontes ilegais para aceder a conteúdos ou para comprar produtos não dá crédito aos autores e marcas originais que têm os direitos sobre esses conteúdos ou produtos, não sendo assim remunerados pelo seu trabalho.

Enquanto consumidores, as nossas escolhas devem respeitar a propriedade intelectual (a propriedade industrial e o direito de autor) e combater a contrafação e a pirataria que podem por em causa os nossos direitos, a nossa segurança e até colocar em risco a nossa saúde.
É importante que os jovens, enquanto consumidores, compreendam que devem sempre preferir fontes legais quando quiserem aceder a conteúdos digitais ou comprar produtos.

Mas como nem sempre é fácil distinguir entre fontes legais ou fontes ilegais, a DECOJovem, com o apoio do EUIPO, promove o projeto Brain Ideias – Dá valor às boas Ideias, para aumentar o conhecimento dos alunos sobre estes tema e contribuir para a proteção da Propriedade Intelectual ou seja para o respeito que se deve ter com as marcas e os autores, compreendendo as consequências negativas de escolhas de consumo menos corretas, quer seja para os consumidores, para a economia e para o ambiente.

Para isso, as equipas da DECOJovem estão disponíveis para realizar sessões informativas nas escolas e para as turmas do 2.º e 3.º ciclo para os professores e alunos que queiram saber mais.

Temos também um recurso que vai cativar os mais novos!

Está disponível na nossa área online um quiz interativo, que pode ser utilizado para debate em sala de aula ou jogado individualmente pelos alunos.

Este quiz contém 8 situações, com comportamentos que podemos ter perante o respeito pela Propriedade Intelectual. Cabe aos jovens identificar os comportamentos corretos!