Évora recebe a 3.ª NETtlaks

No passado dia 18 de janeiro, decorreu no Auditório da Fundação Eugénio de Almeida, em Évora a 3.ª Nettalks – Net Viva e Segura.

A iniciativa NET Viva e Segura integra um ciclo de 4 conferências promovidas pela DECO com o apoio da Google Portugal, cujo objetivo é sensibilizar os jovens consumidores para o uso da Internet em segurança, em prol do respeito pelos dados pessoais, mantendo a sua privacidade online, sem perder todas as vantagens que este meio de comunicação tem para oferecer.

 

Évora recebeu a 3.ª NETtalks

Helena Guerra, da Delegação da DECO Alentejo, sediada em Évora, abriu a NETtalks com a apresentação do site informativo deco.proteste.pt/netvivaesegura e da competição online Net Viva e Segura, incentivando os jovens a participarem ativamente na criação de conteúdos online, que demonstrem a importância de usar a Internet em segurança.

Saiba mais sobre a competição online NET Viva e Segura

 

NET Viva e Segura com humor de Geirinhas

A cargo de Guilherme Geirinhas, ficou o Espaço “Conta-me como foi”. O jovem humorista português conquistou o público, com o seu jeito gingão e descontraído, ao mesmo tempo que faz com que o público reflita na importância da sua privacidade, nas redes sociais. O momento foi ilustrado de forma cómica por Guilherme Geirinhas e alguns dos jovens participantes, que demonstraram os riscos de partilharmos informações pessoais através da Internet.

Tu sabes lá! com convidados especiais(listas)

O momento “Tu sabes lá”, moderado por Tiago Belim, diretor editorial da revista Mais Educativa ficou a cargo de três convidados especialistas nas áreas da literacia digital, privacidade e segurança online e tecnologia e jogos online.

Rui Borges, professor de Informática da Escola Profissional da Região Alentejo chamou a atenção dos jovens para os cuidados a ter para evitar o roubo de identidade, a criação de perfis falsos e a manipulação da informação das nossas páginas pessoais. Salientou, ainda, o modo como devemos proteger o computador de potenciais vírus ou ataques informáticos.

Pedro Marques, da Fundação para a Ciência e Tecnologia apresentou o Projeto Internet Segura, alertando os jovens para os cuidados a ter ao nível da segurança dos dispositivos, nomeadamente dos smartphones e no acesso a redes públicas de Internet. Chamou, ainda a atenção para a importância de estar atento às situações de cyberbulling e, consequentemente para a importância de pedir ajuda e denunciar estas práticas, através da Linha Alerta.

RadWeseal, youtuber/vlogger partilhou com os jovens o seu percurso profissional anterior à sua atividade de youtuber e contou a sua experiência nesta área, nomeadamente o impacto que os conteúdos que cria têm na vida dos seus seguidores. Ainda fez referência às vantagens e desvantagens da opção por esta atividade profissional, incentivando os jovens a criarem as suas páginas pessoais.

 

Os alunos procuraram saber mais…

O momento de debate foi ainda protagonizado por 10 alunos da Escola Profissional da Região Alentejo que procuraram saber a opinião dos especialistas sobre:

  1. Existem Antivírus “Falsos”? Se sim como se distinguem?
  2. A Internet promove ou dificulta o relacionamento entre as pessoas?
  3. Devemos permitir que o nosso PC guarde os nossos dados para logins mais fáceis e rápidos?
  4. Após apagar os ficheiros e formatar o PC, mesmo assim é ou não é possível recuperar e aceder à informação apagada incluindo dados privados?
  5. Se um amigo nosso for vítima de cyberbulling, o que devemos fazer para ajudar?
Os melhores momentos…
Coimbra (quase) a fechar o ciclo das NETtalks!

É já amanhã que a cidade de Coimbra recebe a última conferência NETtalks – NET Viva e Segura. A iniciativa da DECO, que contou com o apoio da Google, já envolveu 5 escolas e 520 alunos.

Programa NETtalks | Coimbra