Olá! Hoje é dia 22 Setembro de 2017

Novas Consumer.TALKS em 2017!

As Consumer.TALKS são ações sobre temas de educação do consumidor, dirigidas a alunos desde o 2.º ciclo do ensino básico ao ensino secundário/profissional/vocacional, que frequentem estabelecimentos de ensino aderentes à DECOJovem.

As Consumer.TALKS são ações de esclarecimento sobre temas de educação do consumidor, realizadas durante uma semana que assinala uma efemeridade importante para a educação do jovem consumidor ou, ao longo de todo o ano, quando solicitadas pelos professores aderentes ao projeto DECOJovem.

Todos os alunos desde o 2.º ciclo do ensino básico ao ensino secundário/profissional/vocacional, que frequentem estabelecimentos de ensino aderentes à DECOJovem, podem usufruir desta atividade!

Para solicitar uma Consumer.TALKS, as escolas deverão registar-se na Plataforma DECOJovem e preencher o formulário de inscrição. A equipa da DECOJovem responderá a cada pedido, de acordo com a Delegação mais próxima da escola.

As ações são gratuitas, contudo solicitamos apoio às escolas, para deslocações com valor total (ida e volta) igual ou superior a 100 km.

Semanas comemorativas 2017
  1. Semana do Jovem Consumidor, Março 2017
  2. Semana da Sustentabilidade, Abril 2017
  3. Semana da Energia, Maio 2017
  4. Semana da Alimentação, Outubro 2017
  5. Semana da Poupança, Outubro/Novembro 2017

 

Consumer.TALKS: Confias no mundo digital?

Durante a semana de 13 a 17 de março e no âmbito do Dia Mundial dos Consumidores (15 de março) serão desenvolvidas sessões de esclarecimento sobre os direitos digitais dos consumidores.

Milhões de utilizadores, de todas as idades, e de todas as partes do mundo, usam diariamente a Internet para comunicar através das redes sociais, para aceder a uma fonte inesgotável de recursos ou para escolher e comprar serviços e produtos. A Internet permite tudo isto quando e como for mais conveniente para cada um!

Contudo, nem todos os consumidores utilizam as tecnologias digitais e nem todos se sentem suficientemente confiantes para estar conectados. Mesmo os consumidores que estão conectados, não têm 100% de confiança na qualidade dos produtos e serviços ou da sua segurança quando partilham dados pessoais online.

Ao tomar certas precauções, o consumidor pode proteger a sua navegação e desfrutar com maior segurança das inúmeras vantagens que a Internet.

Objetivos:

  1. Sensibilizar os alunos para uma participação ativa na Internet;
  2. Compreender a importância da privacidade e segurança online;
  3. Compreender a importância do cumprimento dos direitos autores e de propriedade intelectual.

 

Consumer.TALKS: Água um bem essencial à vida!

Durante a semana de 19 a 24 de abril e no âmbito do Dia Mundial da Terra (22 de abril) serão dinamizadas sessões de esclarecimento sobre o uso eficiente da água.

Ainda que renovável, a água é um bem limitado e escasso: para conseguir um consumo sustentável, é preciso que todos os agentes implicados adotem medidas para melhorar a sua gestão. Aliás, não podemos ficar indiferentes ao facto de a água associada à produção de bens e serviços, “água virtual”, ter crescido de forma muito significativa nos últimos 40 anos. Do total consumido em todo o mundo, cerca de 15% estão associados à exportação de bens alimentares! É necessária uma gestão inteligente deste bem essencial, que começa, desde logo, por uma poupança no uso que fazemos dela, nas nossas casas.

Objetivos: 

  1. Compreender que a água é um recurso essencial e escasso.
  2. Compreender o significado dos conceitos: “água virtual” e “pegada hídrica”.
  3. Informar sobre o consumo e desperdício de água em Portugal.
  4. Compreender a importância de adotar gestos simples de poupança de água e de redução do seu desperdício.

 

Consumer.TALKS: Gestos simples para uma maior eficiência energética

Durante a semana de 29 de maio a 2 de junho de 2017 e no âmbito do Dia Mundial da Energia (29 de maio), a DECOJovem irá dinamizar nas escolas, sessões de esclarecimento sobre o uso eficiente de energia.

Num recente questionário a nível europeu (Eurobarómetro, junho 2015), quase 8 em 10 dos portugueses inquiridos, considera as alterações climáticas um “problema muito sério” (78 %, acima da média da EU).

Acabar com os desperdícios de energia é uma das prioridades para combatermos as alterações climáticas. O objetivo é utilizar a energia de forma mais eficiente possível, ou seja, fazer com que a diferença entre a energia que precisamos para um determinado fim e a que efetivamente gastamos, seja a menor possível.

Objetivos:

  1. Informar os alunos sobre o uso responsável e eficiente de energia elétrica;
  2. Motivar os alunos para a alteração de comportamentos de consumo de energia elétrica;
  3. Promover comportamentos de consumo energeticamente eficientes junto dos alunos;
  4. Informar os alunos sobre as energias renováveis;
  5. Promover a correta leitura da etiqueta energética na aquisição de eletrodomésticos ou equipamentos eletrónicos.

 

Consumer.TALKS: Sabes o que estás a comer?

Durante a semana de 16 a 20 de outubro de 2017 a DECOJovem dará continuidade às ações sobre alimentação saudável com as Consumer.TALKS: Sabes o que estás a comer?.

A partir da leitura do rótulo de vários produtos alimentares escolhidos com base na alimentação dos mais novos, os alunos irão interpretar e conhecer melhor os ingredientes presentes nos rótulos, compreender o significado de Dose Diária Recomendada (DDR), descobrir a diferença entre produtos magros e light e escolher de forma mais saudável os produtos alimentares.

Objetivos:
  1. Compreender a importância de adotar hábitos alimentares mais saudáveis.
  2. Saber corrigir más escolhas alimentares, adotando uma dieta mais equilibrada, completa e variada, através da leitura e interpretação dos rótulos;
  3. Saber escolher as porções devidas de alimentos, optando por todos os alimentos da roda.
  4. Compreender a importância da prática de atividade física, para um bem-estar físico e emocional e como forma de prevenção de doenças, como a obesidade.

 

Consumer.TALKS: ABC da Economia Pessoal

Para ajudar as escolas nesta temática, a DECOJovem, no decorrer da semana de 31 de outubro a 4 de novembro de 2017, realizará várias sessões de sensibilização, que pretendem ajudar os jovens consumidores a refletir sobre as suas necessidades e desejos de consumo e qual a importância da poupança, assim como alertar para as consequências financeiras das suas decisões, no dia-a-dia, e para a necessidade de delinear projetos financeiros para alcançar os seus objetivos.

Objetivos:
  1. Compreender a diferença entre o necessário e o supérfluo;
  2. Relacionar despesas e rendimento;
  3. Avaliar os riscos e incertezas no plano financeiro;
  4. Caracterizar os meios de pagamento;
  5. Compreender o funcionamento do sistema bancário e financeiro;
  6. Saber o que é a poupança e quais os seus objetivos;
  7. Compreender a importância da ética nas questões financeiras;
  8. Saber que existem direitos e deveres relativamente a questões financeiras;
  9. Evidenciar a relevância do planeamento a médio e a longo prazo.

Participar na atividade