Olá! Hoje é dia 21 Agosto de 2017

Educação do Consumidor

Adquirimos diariamente produtos e serviços, utilizamos água, eletricidade, Internet, gás, pagamos seguros, contraímos créditos… o consumo é o último elo da cadeia económica e são os consumidores que, por fim, determinam quais os bens ou serviços de maior sucesso no mercado.

Adquirimos diariamente produtos e serviços, utilizamos água, eletricidade, Internet, gás, pagamos seguros, contraímos créditos… o consumo é o último elo da cadeia económica e são os consumidores que, por fim, determinam quais os bens ou serviços de maior sucesso no mercado.

Mas saberão, os consumidores fazer escolhas de consumo informadas, acertadas e conscientes?

Algumas pessoas não reconhecem o seu próprio comportamento enquanto consumidoras, desconhecem em que medida podem influenciar a economia, o meio ambiente e a sociedade, têm dificuldades em encontrar informação sobre os produtos ou serviços e qual o impacto do seu consumo seja a título individual, social ou ambiental.

A nossa missão

Com o apoio da Escola, que entre todos os atores institucionais, tem um papel de formação incalculável que deve ser exercido e aproveitado em amplos domínios que não apenas os dos saberes formais e curriculares, a DECOJovem chega aos jovens consumidores e genericamente às suas famílias. Os alunos ao desempenharem um papel como multiplicadores de novas competências, apelam para uma cidadania responsável junto das suas famílias.

Vivemos num período em que os nossos padrões de consumo apresentam, por vezes, nos critérios de identidade e de reconhecimento social, maior relevância. Estes comportamentos levantam problemas comuns na nossa sociedade, de que é exemplo, o nível excessivo de endividamento das nossas famílias.

É neste paradigma que a educação do consumidor fornece ferramentas que conduzirão a uma estratégia de consumo mais responsável e sustentável, que tenha em conta o impacte exterior dos nossos comportamentos, nomeadamente sobre o ambiente e as implicações que as nossas escolhas têm sobre todos os aspetos das nossas vidas.

Aí compreendem os temas mais distintos, desde os padrões de consumo ao funcionamento do mercado, da segurança alimentar ao desperdício alimentar; das práticas comerciais agressivas à descodificação da publicidade; das cláusulas contratuais gerais à gestão do orçamento, da poupança de energia e de água à produção e reutilização de resíduos, do comércio online à utilização da Internet em segurança, só para só citar alguns.

A Educação do Consumidor pretende sensibilizar e informar os jovens em idade escolar, da importância das suas atitudes e conhecimentos que lhe permitam adotar estilos de vida mais saudáveis e responsáveis de forma a viver em pleno numa sociedade de consumo.

– Promover a educação do consumidor de forma a permitir o acesso a informação detalhada e acessível, que tornem a decisão do consumidor mais criteriosa e consciente, contribuindo para comportamentos de consumo mais responsáveis e solidários;

– Aprofundar as competências do consumidor, permitindo-lhe intervir num sistema socioeconómico e cultural, consciente dos seus direitos e deveres;

– Estimular as capacidades de analisar os mecanismos da sociedade de consumo, refletindo sobre o seu modo de vida.