Dia Mundial do Consumidor 2017

Hoje é dia de comemorar os Direitos dos Consumidores!

Ao longo dos últimos anos, o projeto educativo da DECO (DECOJovem) tem promovido, junto das suas escolas, a Semana do Jovem Consumidor, uma das iniciativas com maior peso e apreço por parte da comunidade educativa, que colabora ativamente na promoção da formação dos jovens consumidores.

Hoje é dia de comemorar os Direitos dos Consumidores!

Ao longo dos últimos anos, o projeto educativo da DECO (DECOJovem) tem promovido, junto das suas escolas, a Semana do Jovem Consumidor, uma das iniciativas com maior peso e apreço por parte da comunidade educativa, que colabora ativamente na promoção da formação dos jovens consumidores.

Semana do Jovem Consumidor

Composta por 3 grandes atividades – Debates 5 Minutos com Sumo, Peddypapaer DECOJovem e Consumer.TALKS: Conheces o mundo digital? – a Semana do Jovem Consumidor 2017 já chegou às escolas na passada segunda-feira.

Com os Debates 5 minutos com Sumo, a DECOJovem desafia os professores a dedicar os primeiros cinco minutos de aula ao debate de um assunto da defesa do consumidor com os seus alunos, colocando, assim, os direitos dos consumidores na ordem do dia. Trata-se de uma atividade simples, que consiste na leitura à turma, pelo professor ou por um aluno, de um artigo sobre um tema no âmbito da Educação do Consumidor e que será diferente em cada um dos dias. Após a leitura, o professor concede 5 minutos para uma troca livre de opiniões.

Desde o início da semana que cerca de 2300 alunos estão a debater artigos sobre os direitos digitais dos jovens consumidores.

No âmbito da temática do Dia Mundial do Consumidor – Confiar num mundo digital melhor! – os 5 debates da edição de 2017 são sobre direitos digitais dos consumidores, nomeadamente sobre segurança e privacidade online, exposição nas redes sociais, compras online e consumo colaborativo. Participe nos Debates 5 Minutos com Sumo!

Peddypaper

Hoje, algumas das escolas inscritas no Peddypaper DECOJovem já estão a dinamizar a atividade no recinto escolar.

O Peddy Paper DECOJovem possibilita a descoberta de informação relevante para os jovens consumidores, numa perspectiva lúdica, com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância de um consumo mais sustentável e responsável.

A edição de 2017 do Peddy-Paper terá, novamente, uma componente mais interativa. Com recurso à aplicação de realidade aumentada, Layar (gratuita para smartphones), os alunos, a partir do scan das páginas do roadmap, terão acesso a informação privilegiada ou pistas para resolverem as questões. Tudo isto por um mundo digital melhor! Participe no Peddypaper!

Consumer.TALKS: Conheces o mundo digital?

As Consumer.TALKS: Conheces o mundo digital? sobre os direitos digitais dos consumidores, são dirigidas aos alunos desde o 2.º ciclo do ensino básico.

Com esta atividade, os professores aderentes ao projeto podem contar com um formador da DECO, na dinamização de ações de sensibilização sobre a presença dos jovens na Internet, nomeadamente nas áreas da segurança e privacidade online, redes sociais, downloads ilegais, direitos de autor, comércio online…

Consumer.TALKS: Conheces o mundo digital?, Delegação do Minho (DECO)

Desafio Por Um Mundo Digital Melhor

A tecnologia digital está a ter um grande impacto sobre os consumidores mundiais, criando muitos novos benefícios, incluindo melhor comunicação, acesso à informação e uma maior escolha e conveniência. Contudo subsistem algumas dúvidas no acesso e utilização em segurança da Internet.

Para resolver algumas destas questões e promover o acesso, participação e inovação na tecnologia digital, a Consumers International lançou a campanha #BetterDigitalWorld .

A DECOJovem juntou-se à iniciativa, convidando a comunidade educativa a participar no desafio #PorUmMundoDigitalMelhor! Para participar no desafio  os alunos deverão construir um cartaz digital com uma mensagem de confiança no mundo digital ou com uma mensagem de alerta para os utilizadores da Internet.

Já recebemos alguns cartazes digitais!

Visite a Galeria de Cartazes do Desafio e vote no seu preferido!

E tu, o que farias por um mundo digital em que os consumidores possam confiar?