A DECOJovem deseja a todos boas festas!

Ao longo do ano 2016, a DECOJovem desenvolveu várias atividades na área da educação do consumidor. Em jeito de despedida deste ano, relembramos os melhores momentos do projeto da DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

Ao longo do ano 2016, a DECOJovem desenvolveu várias atividades na área da educação do consumidor. Em jeito de despedida deste ano, relembramos os melhores momentos do projeto da DECO, que já conta com 2396 escolas aderentes!

Semana Jovem Consumidor 2016

(14 a 18 de março 2016)

Durante a semana de 14 a 18 de março, a DECOJovem apostou na sensibilização dos jovens consumidores sobre os princípios do consumidor e a importância de realizar atos de consumo informados e esclarecidos.

Durante esta semana, foram realizadas 27 Consumer.TALKS, para 1100 alunos, do 2.º e 3.º Ciclos do ensino básico e ensino secundário e profissional das escolas aderentes; no âmbito dos Debates 5 Minutos Com Sumo, foram envolvidos cerca de 4210 alunos/dia, que discutiram artigos sobre direitos digitais dos consumidores; direitos do consumidor; sustentabilidade e prevenção de resíduos; alimentação sustentável; e o uso eficiente de energia; e no dia 15 de março – Dia Mundial do Consumidor – foi dinamizado um Peddy Paper interativo, que contou com a participação de 3180 alunos.

Concurso Chef Fish

(outubro 2015 – março 2016)

O Concurso Chef Fish, concebido pela DECO com o apoio do EEA Grants, convidou os alunos, das escolas DECOJovem, a produzir vídeos com receitas culinárias de pescado, revelando escolhas saudáveis e sustentáveis no consumo de produtos do mar, e que demonstrassem respeito pelo Oceano e seus recursos.

Ao todo participaram 280 chefes sustentáveis, das 40 escolas participantes que, nos 93 vídeos culinários, informaram os consumidores sobre a importância de fazer escolhas sustentáveis de pescado. Visite a galeria de vídeos.

Concurso SiteStar.pt 3

(novembro 2015 – junho 2016) 

Entusiasmados com a oportunidade de divulgar os seus clubes, hobbies, ideias originais e notícias escolares, num site com o domínio .PT, 457 alunos de escolas de todo o país, com idades entre os 14 e os 18 anos aceitaram o desafio do concurso SiteStar.pt, promovido pela DECO e DNS .PT, e enviaram um total de 193 propostas de ideias inovadoras. Destas propostas, foram selecionadas 74 equipas, para desenvolverem os sites. Foram premiadas as 12 equipas com os melhores sites. Conheça aqui os sites vencedores.

Concurso SiteStar.pt 4

(novembro 2016 – junho 2017) – a decorrer

Interessado em promover as competências digitais, dos seus alunos, a partir da construção de sites com o domínio .pt? Está, agora, a decorrer a fase das inscrições para a 4.ª edição do concurso! Em www.sitestar.pt está disponível toda a informação.

Consumer.TALKS

(janeiro 2016 – dezembro 2016) 

As Consumer.TALKS são ações gratuitas, dinamizadas nas escolas DECOJovem, por formadores experientes nas áreas da educação do consumidor.

Ao longo de todo o ano ou durante semanas temáticas (para a celebração de alguma efeméride relacionada com temas de educação do consumidor), os professores aderentes ao projeto DECOJovem solicitaram, às equipas da DECO, temas como: direitos digitais dos consumidores, literacia financeira, interpretação e leitura de rótulos de produtos alimentares, uso eficiente de água e eletricidade, prevenção de resíduos,…

Ao todo foram realizadas 473 ações nas escolas, para 17 862 alunos e 856 professores sobre temas de educação do consumidor. 

TOP 3 – Temáticas desenvolvidas

  1. Consumer.TALKS: Sabes o que estás a comer? – 139 ações realizadas
  2. Consumer.TALKS: Pensas que tudo o que vem à rede é fixe? – 85 ações realizadas
  3. Consumer.TALKS: ABC da Economia Pessoal / Gerir € Poupar – 79 ações realizadas

TOP 3 – Níveis de ensino envolvidos

  1. 3.º Ciclo do Ensino Básico
  2. Ensino Secundário
  3. Ensino Profissional
Desafio Natal sem Resíduos

(novembro 2016 – dezembro 2016)

No âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, a DECOJovem convidou a comunidade educativa a participar no Desafio Natal Sem Resíduos. O principal objetivo deste desafio era sensibilizar os jovens consumidores para a redução e prevenção do uso de embalagens, através da reutilização das embalagens dos produtos, durante a época natalícia.

Este desafio foi dirigido a alunos de todas as idades e a frequentar as escolas DECOJovem, de Portugal continental e ilhas. Os alunos e professores DECOJovem responderam ao desafio de forma criativa e original (e claro, mais sustentável!) e submeteram 141 fotografias de enfeites e presentes de Natal, criados a partir de embalagens, cartão, vidro… cujo fim de vida seria o caixote do lixo. Visite a galeria do desafio e vote na sua foto preferida.

Concurso Green Chef 3

(outubro 2016 – abril 2017) – a decorrer 

A Assembleia da República decretou o ano 2016 o ano do combate ao desperdício alimentar e a DECO recuperou o Green Chef, o concurso que convida os alunos, de escolas e todo o país, a produzir vídeos com receitas culinárias confecionadas a partir de sobras alimentares de refeições e/ou com melhor aproveitamento dos alimentos, com o objetivo de sensibilizar os jovens consumidores para a importância do combate ao desperdício alimentar e da adoção de comportamentos de consumo responsáveis e sustentáveis.

A fase das inscrições já chegou ao fim! Ao todo recebemos 247 propostas de vídeos com receitas culinárias contra o desperdício alimentar. No final de março de 2017, ficaremos a conhecer as receitas dos 740 alunos participantes.

A DECO respondeu, também, ao desafio do Comissariado Municipal do Desperdício Alimentar da Câmara Municipal de Lisboa e desenvolveu um e-book de receitas culinárias contra o desperdício, denominado Cozinhar sem Desperdício – Jovens e Família.

Às receitas da 2.ª edição do concurso Green Chef, da DECOJovem, a CML solicitou que se juntasse as receitas das iniciativas: Workshop Do Cabaz à Mesa e Concurso Chef do Bairro, da Junta de Freguesia de Santa Clara para a criação de um só livro de receitas digital.

 

Boas festas para toda a comunidade educativa que colabora com a DECOJovem!