Debates 5 Min Com Sumo – Materiais disponíveis

Na Semana do Jovem Consumidor 2018, a DECOJovem desafia os professores a dedicar os primeiros cinco minutos de aula ao debate de um assunto da defesa do consumidor com os seus alunos, colocando, assim, os direitos dos consumidores na ordem do dia.

Debates 5 Minutos com Sumo

Aceda aqui aos materiais dos Debates 5 Minutos Com Sumo: 

Debate 1 – Compras sustentáveis

Debate 2 – Água um bem essencial e limitado 

Debate 3 – Economia Circular 

Debate 4 – Modos suaves e sustentáveis de nos movermos 

Debate 5 – Sem mais desperdício de energia 

 

Durante a Semana do Jovem Consumidor, a DECOJovem convida as escolas aderentes a debater temas de educação do consumidor. Esta é uma atividade simples, que consiste na leitura à turma, pelo professor ou por um aluno, de um pequeno texto sobre um tema no âmbito da Educação do Consumidor e que será diferente em cada um dos dias.

Após a leitura, o professor concede “5 minutos” para uma troca livre de opiniões. É o professor que decide o tempo máximo dedicado à atividade.

Temas – mundON: Liga-te ao mundo!

Todos queremos viver num mundo melhor, mais sustentável! Para isso as crianças e jovens necessitam de compreender, que enquanto consumidores, devem adotar comportamentos de consumo mais sustentáveis, efetuar escolhas mais responsáveis, reduzir os consumos e usar os recursos de forma eficiente.

Os jovens consumidores, cada vez mais seduzidos pela pressão do marketing e publicidade, são ávidos de novas experiências, gostam de seguir as últimas tendências de consumo e de adquirir novos produtos (especialmente os tecnológicos), sem ter consciência do impacte coletivo e ambiental dos seus atos individuais de consumo. Mas, também, é verdade que as novas gerações são sensíveis aos desafios ambientais emergentes como as alterações climáticas, manifestando preocupações relativamente à sobre-exploração dos recursos por uma sociedade que continua a privilegiar o conforto e bem-estar em detrimento do ambiente.

A educação ambiental é uma ferramenta imprescindível para capacitar os cidadãos com conhecimentos e competências adequadas ao exercício de uma cidadania mais responsável e ativa na resolução dos problemas ambientais.

A educação do consumidor deve ser uma parte integrante da educação de crianças, jovens e adultos, sendo a mesma essencial para que as pessoas compreendam como os seus comportamentos e opções de consumo podem contribuir para um desenvolvimento mais sustentável.

O Projeto MundOn  incentiva os jovens, enquanto consumidores a adotar comportamentos de consumo mais sustentáveis, a reduzir os consumos, a efetuar escolhas mais responsáveis e a fazer um uso mais eficiente dos recursos naturais.

Debates 5 Minutos Com Sumo 2018

Nesta edição, os artigos a debater serão sobre os temas:

  • Debate 1 – 12/03 – Compras Sustentáveis
  • Debate 2 – 13/03 – Água, um bem essencial (e limitado)!
  • Debate 3 – 14/03 – A Economia Circular
  • Debate 4 – 15/03 – Modos Suaves (e sustentáveis) de nos movermos
  • Debate 5 – 16/03 – Sem mais desperdício de energia!
Para inscrever as turmas

O professor deverá aceder à Plataforma DECOJovem  e entrar com os seus dados de perfil. De seguida, deverá selecionar o campo  5 Minutos Com Sumo e preencher o formulário do Pedido, indicando:

  1. Tema do debate
  2. N.º de turmas envolvidas
  3. N.º de alunos previsto
  4. Nível de ensino
  5. Ano de escolaridade
  6. Disciplina em que se  insere a atividade

Nota: Para cada debate, o professor deverá preencher um pedido. 

Após a submissão do formulário, a equipa da DECOJovem envia, por email, os materiais necessários para o desenvolvimento da atividade.

Para preencher o relatório

Após o desenvolvimento da atividade com as suas turmas, preencha o relatório.

Para preencher o relatório, deverá aceder à Plataforma DECOJovem e entrar com os seus dados de perfil. De seguida, deverá selecionar o campo  5 Minutos Com Sumo e preencher o formulário do Relatório, indicando:

  1. N.º final de turmas envolvidas
  2. N.º final de alunso envolvidos
  3. Aspetos positivos da atividade.
  4. Aspetos menos positivos da atividade.

Nota: Preencha o relatório e receba uma das publicações da DECO Proteste

Inscreva a sua turma a partir de dia 6 de março e receba os materiais para o desenvolvimento da atividade!

Gosta desta atividade? Recomende-a a um colega!