Curte o som… mais baixinho!

Tal como tu, a maioria dos jovens passa grande parte do seu tempo a ouvir música, por isso a DECO está preocupada com os níveis de pressão sonora a que os jovens estão sujeitos!

Curte o som… mas baixinho

A Joana, o Afonso e o Miguel usam diariamente os auscultadores para ouvir música. Os nossos técnicos avaliaram as replicar em laboratório as condições em que os jovens ouvem música, para medir o nível de pressão sonora a que estão sujeitos e assim saber se correm risco de danos auditivos irreversíveis.

Os jovens ajustaram os auscultadores em três cenários diferentes: uma sala silenciosa, um ambiente de rua urbana e uma carruagem de metro. O smartphone, os auscultadores utilizados e o software de leitura de áudio utilizados pelos jovens foram os mesmos.

O Afonso usa os auscultadores durante uma hora e meia por dia e o Miguel durante duas horas e ambos regulam os auscultadores para volumes mais elevados principalmente durante as deslocações de metro. Ambos estão sujeitos a intensidades médias de 94 dB(A) durante cerca de uma hora por dia!

A Joana usa o volume mais baixo e está exposta a níveis de pressão sonora inferiores aos dos dois jovens, em duração (menos de uma hora) e em intensidade média: 75,9 dB(A).

Exposição ao ruído

A exposição ao ruído, num curto espaço de tempo, a partir de 130 a 140 dB(A) pode causar perda auditiva permanente. Se ouvires regularmente música estando exposto a 85 dB(A) durante oito horas por dia é o suficiente para causar danos permanentes na audição! E no metro, por exemplo, o ruído passa os 100 dB(A) facilmente.

Os efeitos a curto prazo podem não ser percetíveis, mas a exposição acumulada pode causar défice auditivo e zumbidos, o que significa que a surdez pode não ser evidente na infância ou na adolescência, mas é possível que se torne notória no princípio da idade adulta.

Dicas para reduzir o ruído

  • Escolher auscultadores com mais isolamento face ao exterior, mantém a qualidade do som e um volume mais baixo;
  • Escolher auscultadores que possuem a função de redução ativa de ruído;

Pela tua saúde, tem cuidado com como ouves a tua música!

Sabe mais