As NETTalks – Navega em boas marés estrearam-se em Viseu!

As conferências NETTalks continuam na segunda edição da iniciativa NET VIVA E SEGURA!

As Conferências NETtalks são espaços de informação, conhecimento, debate e reflexão sobre os temas do mundo digital, com um formato dinâmico e interativo, especialmente dirigido aos jovens.

Este ano, o ciclo de 6 conferências NETTalks arrancou em Viseu, no dia 24 de janeiro, com casa cheia!

A conferência realizou-se no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Viseu e estiveram presentes a Escola Profissional Mariana Seixas, Escola Secundária Alves Martins e Escola Secundária Viriato, com mais de 200 alunos.

O içar da ancora foi feito pela Fernanda Santos, que nos apresentou também a iniciativa que se encontra a decorrer e convidar os alunos que se preocupam com estas matérias a fazerem vídeos com dicas importantes e partilhar com as suas redes. Nada como serem os alunos a comunicarem estas matérias entre si!

“Por mares nunca dantes navegados”, com Guilherme Geirinhas

Guilherme Geirinhas, trouxe momentos de humor com partilha da sua experiência nas redes sociais, alertando para a importância das passwords seguras. Tivemos também um momento de “Prós e Contras” para decidir o que vem primeiro: “leite ou cereais?”, um exemplo irónico dos temas “fraturantes” que surgem, por vezes, nas redes sociais.

Brincadeiras à parte… “Vamos lá falar a sério!”

O momento seguinte foi de reflexão sobre a internet, moderado por Félix Pinéu (Fórum Estudante) e contou com a participação dos especialistas:

  • Nuno Moura (youtuber), que nos trouxe experiências da sua vida profissional que acontece principalmente nas redes sociais;
  • Pedro Marques (FCT), que nos falou da importância do papel do Centro Internet Segura no pedido de ajuda e dos temas do cyberbullying;
  • João Martins (INSAFE), falou-nos do papel do Embaixador Português da Juventude para a Segurança na Internet e os cuidados a ter com as partilhas em segurança;
  • Tânia Santana (DECO), que alertou para as regras das compras online.

A sessão foi encerrada pela Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Viseu, Cristina Brasete, que alertou também para a necessidade de pensar antes de publicar!

Melhores momentos…

 

Próximas datas

  • Porto – 7 de fevereiro
  • Valongo – 14 de fevereiro
  • Faro – 28 de fevereiro
  • Lisboa – 15 de março
  • Leiria – 21 de março

Saiba mais no site da iniciativa