16 Março, 2016

Alunos em debate com a DECOJovem

Educação do consumidor

Ao longo da Semana do Jovem Consumidor 2016, os alunos das escolas DECOJovem, por iniciativa e interesse dos seus professores, têm 5 temas de educação do consumidor para debater, com a atividade 5 Minutos com Sumo.

Ao longo da Semana do Jovem Consumidor 2016, os alunos das escolas DECOJovem, por iniciativa e interesse dos seus professores, têm 5 temas de educação do consumidor para debater, com a atividade 5 Minutos com Sumo.

Iniciámos a semana com o debate a Internet das (nossas) Coisas. Ontem, como forma de assinalar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, o debate foi dedicado à Geração Millennials, os novos jovens consumidores e, hoje, debate-se sobre sustentabilidade e prevenção de resíduos, com o texto Mayday! Mayday! Fala o Planeta Terra.

Nesta edição dos Debates 5 Minutos Com Sumo tivemos a inscrição de 30 escolas: 4350 alunos debateram o 1.º tema, 4255 alunos o 2.º e, para o tema de hoje, teremos 4105 alunos a falar de sustentabilidade.

Com exemplos reais das suas atividades quotidianas, com a troca de experiências entre pares e de acordo com a realidade cultural em que a escola está inserida, os Debates 5 Minutos Com Sumo são uma experiência rica de aprendizagem.

A Internet das Coisas (IoT)

Primeiro, porque a Internet mudou as nossas vidas, permitindo o acesso rápido à informação e a comunicação com pessoas de todo o mundo. E não é só um meio de comunicação entre pessoas, mas também entre coisas, as coisas do nosso dia-a-dia. Em breve, os nossos carros, as nossas casas, os nossos principais aparelhos domésticos e até mesmo as ruas da nossa cidade estarão conectados à Internet. Interessa saber como funciona a IoT (Internet of Things) e de que forma a sua presença irá mudar as nossas vidas.

Os novos Consumidores

Depois, porque os nossos jovens, pertencentes à Geração Millennials, nasceram na era dos equipamentos eletrónicos, do crescimento rápido do online e do mundo das redes sociais. Desde pequenos, que têm uma relação íntima com as novas tecnologias e dominam a Internet como ninguém. Esta nova geração de consumidores privilegia canais de informação diferentes dos utilizados pelos seus pais e têm novos padrões de consumo. Por ter nascido na era da Internet, esta geração faz um maior uso dos canais online, quando compra. O consumidor Millennial procura as lojas virtuais para procurar informações, comparar produtos e serviços aos melhores preços. Passamos cada vez mais tempo online. O virtual mistura-se com o real sem darmos conta disso. Devemos refletir sobre a nossa ação na rede, saber gerir a nossa pegada digital e protegermos a nossa privacidade e segurança online.

Sustentabilidade

Atualmente, já somos mais de 7 400 mil milhões de consumidores. Exploramos de tal forma o planeta, que estamos a esgotar os seus recursos naturais, sem darmos tempo ao Planeta de se regenerar. Cada um de nós produz cerca de 10kg de resíduos por semana! No final do ano são cerca de 522kg de resíduos e este número, infelizmente, não pára de aumentar. Tudo na vida se resume a escolhas. E se, no nosso dia-a-dia, fizéssemos as escolhas certas? Enquanto consumidores, devemos ponderar qual as escolhas acertadas e pensar que a  prevenção dos resíduos começa no ato da compra, através de pequenos gestos.

Para todos os professores que não têm a possibilidade de debater estes temas ao longo da Semana do Jovem Consumidor 2016, poderão fazê-lo quando for mais oportuno. Os debates estarão sempre disponíveis no site da DECOJovem.

Os Debates