Olá! Hoje é dia 26 Junho de 2017

A preparar consumidores para o futuro, na Futurália!

Descubra os melhores momentos da DECOJovem na Futurália – a Feira de Educação, Formação e Emprego, que este ano se realizou entre os dias 29, 30, 31 de março e 1 de abril.

A DECOJovem promoveu o seu projeto de educação do consumidor na Futurália – Feira de Educação, Formação e Orientação Educativa, que este ano se realizou entre os dias 29, 30, 31 de março e 1 de abril.

És um Smart Consumer?

Nesta edição, a DECOJovem, através do jogo interativo És um Smart Consumer?, procurou descobrir se os jovens que passaram pelo stand estavam informados sobre os seus direitos e deveres enquanto consumidores.

Com 5 perguntas verdadeiro ou falso sobre: alimentação saudável e a leitura do rótulo, literacia financeira, consumo sustentável e o uso eficiente de energia, direitos digitais e prevenção de resíduos; os alunos jogaram centenas de vezes o questionário.

Todos os jovens gostaram da experiência e, quase todos, ficaram surpreendidos com algumas das soluções das perguntas, demonstrando que o seu conhecimento sobre os seus direitos enquanto consumidores ainda precisam de ser consolidados.

Para além do jogo interativo, a equipa da DECOJovem promoveu o Desafio DECOJovem Instagram, convidando os jovens a tirar fotografias com balões de conversa com o logotipo do projeto e a publicá-las nesta rede social com o hastag #decojovemfuturalia.

 

É para os alunos…

A Futurália recebe milhares de estudantes e professores de todo o país. É um momento de aprendizagem e diversão para os alunos que estão em fase de uma das decisões mais importantes das suas vidas: enveredar pelo ensino regular ou profissional, estudar no país ou no estrangeiro, entrar no mercado de trabalho ou optar pelo ensino superior.

Durante estes dias conhecemos melhor o nosso público alvo e perspetivamos novas atividades de educação do consumidor, sempre com o  principal objetivo de desenvolver competências nos mais jovens, para que estes consigam tomar decisões de consumo conscientes, responsáveis e sustentáveis, no seu dia-a-dia.

 

E para os professores!

No evento, os professores também são considerados.

Ao longo dos 4 dias de feira recebemos professores aderentes ao projeto, que “cara-a-cara” deram o seu feedback sobre o projeto. Também, os novos professores tiveram a oportunidade de conhecer o projeto educativo da DECO, deixando a promessa de aderir a um projeto “tão interessante e importante!”.

A equipa da DECOJovem respondeu a todas as questões sobre a importância de desenvolver atividades promotoras da educação do consumidor em concordância com os currículos escolares, para a formação de jovens consumidores mais preparados para os desafios do futuro.

 

Os melhores momentos da Futurália