Voa mais alto com o SiteStar.pt 5

A atividade que convida os jovens a criar sites nas áreas da ciência e tecnologia, artes e literatura, empreendedorismo e desporto está de volta! Com mais de 2500 participantes nas iniciativas anteriores, o SiteStar.pt promove mais uma vez a criatividade dos jovens na construção de conteúdos digitais, em português e sob o domínio .pt, a marca portuguesa na Internet!

O DNS.PT e a DECO promovem a 5.ª edição do sitestar.pt, uma iniciativa nacional que convida a comunidade educativa a desenvolver sites em português e sob o domínio .pt, durante o ano letivo 2017/2018.

O concurso SiteStar.pt que nas últimas 4 edições envolveu 2730 alunos, está de volta!

SiteStar.pt 5 traz novidades!

O SiteStar.pt convida os jovens a desenvolver e a divulgar conteúdos relevantes nas áreas da ciência e do conhecimento, da inclusão social, das expressões artísticas e do desporto e a publicá-los de forma criativa e inovadora. É igualmente, objetivo desta atividade dar oportunidade de promover a criação de sites para jornais escolares, rádios e/ou canais de televisão escolares.

A atividade pretende que os jovens participantes adquiram competências de leitura e escrita na criação de conteúdos digitais e, paralelamente, respeitem a responsabilidade intelectual e legal nos seus trabalhos, cumprindo regras de segurança, privacidade, direitos conexos e propriedade.

Nova categoria no SiteStar.pt

Nesta nova edição o SiteStar.pt continua a promover sites nas categorias Jovens com Talento, Faz a Diferença e Saber & Ciência.

A Ciência e o conhecimento são áreas que te fascinam? Queres partilhar as atividades do teu clube de robótica ou astronomia? participa na categoria Saber e Ciência!

Se preferes que todos os cidadãos estejam mais sensibilizados para o voluntariado e que ajudem o próximo?, escolhe a categoria Faz a Diferença!

Mas se a tua cena é mesmo o desporto, as artes e a música, mostra-nos o teu talento nesta iniciativa e escolhe a categoria Jovens com Talento!

Agora, a grande novidade é a categoria Media na Escola! Cada vez mais os medias estão presentes nas escolas seja através de jornais digitais, rádios os canais de televisão… aproveita a oportunidade e envolve-te na criação de um site para promoveres os media da tua escola.

Como participar?
  1. Se tens entre 14 e 18 anos (ou mais mas frequentas o ensino regular, vocacional, profissional ou ensino aprendizagem), numa escola pública ou privada, de Portugal continental e Regiões Autónomas da Madeira e Açores, podes participar!
  2. Junta uma equipa de 3 colegas e um professor responsável.
  3. Lê atentamente o Regulamento do Concurso.
  4. Pede ao teu professor para inscrever a tua equipa em www.escolas.decojovem.pt.
  5. Define uma ideia clara do site que pretendes construir, respeitando uma das 4 categorias do Concurso. Podes escolher entre Saber & Ciência, Faz a Diferença, Jovens com Talento e Media na Escola.
  6. Agora, preenche o formulário de participação da tua equipa, em www.escolas.decojovem.pt, com clareza e objetividade. Este passo é importante para que o teu site seja selecionado para a 2.ª Fase do Concurso. Tens até 18 de janeiro!
  7. Se a tua equipa for uma das selecionadas, passa para a 2.ª Fase e receberá um voucher de ativação do domínio .pt, para começares a construir o teu site.
  8. Constrói o site, produz um vídeo de 1 minuto de apresentação do site e submete o teu trabalho no formulário de participação, em www.escolas.decojovem.pt. Tens até 26 de abril!
Prémios

E se a tua equipa for uma das vencedoras…

Para as 4 categorias: 

Queres saber mais?

Em www.sitestar.pt está disponível toda a informação sobre a legislação aplicável, bem como um conjunto de recomendações relativas à proteção dos direitos de propriedade intelectual e direitos conexos.

Aproveita o teu talento e participa na iniciativa!

Consumer.TALKS: Conheces o Mundo Digital?

Esta nova edição dá ainda a oportunidade de as escolas solicitarem Consumer.TALKS: Conheces o mundo digital? sobre temas de literacia para os media digitais, dirigidos especialmente aos alunos envolvidos no concurso no concurso. Estas ações são mais uma ferramenta de apoio na aquisição de competências em literacia digital. Solicite esta ação, em www.escolas.decojovem.pt.

Saiba mais sobre as Consumer.TALKS.