15 Junho, 2016

SITESTAR PT 3 – Instituto D. João V arrecada dois troféus

Digital

Na categoria de Saber & Ciência, o Instituto D. João V, sediado em Pombal, alcançou o 2.º e 3.º lugar, do Concurso Sitestar.PT 3, com as equipas Foto AFA e C0d3rs.

Durante o ano letivo 2015/2016, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) e o DNS.PT promoveram a 3ª edição do Concurso Sitestar.pt.

Esta iniciativa nacional convidou os alunos a desenvolverem e divulgarem conteúdos relevantes nas áreas da ciência e do conhecimento, da inclusão social, das expressões artísticas e do desporto. O Sitestar.pt 3 teve como público os alunos do Ensino Básico, Ensino Secundário e Vias Profissionalizantes, com idades entre os 14 e 18 anos, pertencentes a estabelecimentos de ensino públicos e privados de Portugal Continental e Regiões Autónomas, desde que aderentes ao projeto DECOJovem.

O presente concurso foi dividido em 4 categorias: Faz a diferença!; Jovens com Talento; Saber & Ciência; Notícias na Escola.

Vencedores do 2.º e 3.º Lugar

Na categoria do Saber & Ciência o Instituto D. João V, sediado em Pombal, alcançou o 2.º e 3.º lugar, com as equipas Foto AFA e C0d3rs, respetivamente. Assim, os prémios (quatro action cam, quatro colunas portáteis e dois troféus) foram entregues aos alunos e aos professores no dia 8 de junho pelas 16h30, por Melanie Magalhães, responsável pelo Gabinete de Novas Iniciativas da DECO Delegação Regional de Coimbra.

IMG_6190 (005)

Da esquerda para a direita: André Henriques, Fábio Gomes, Alexandre Simões, Professor Roberto Neto, Melanie Magalhães (DECO Coimbra), Professor Jorge Madeira, Dinis Esteves, Vítor Fernandes e Leonardo Domingues.

A experiência do Concurso segundo os participantes

O professor Roberto Neto, responsável pela equipa AFA, adiantou que “realizar estas atividades com os alunos é muito importante, uma vez que permite envolver os alunos em projetos reais ao mesmo tempo que aplicam na prática os conhecimentos que adquirem no curso em que estão”. Revelou que em sua opinião a “participação no concurso SITESTAR é uma excelente forma de propor aos alunos o desenvolvimento e a publicação de páginas Web, contribuindo para o desenvolvimento das suas competências digitais”, estando certo que irá inscrever novos alunos em próximas edições.

Os seus alunos explicaram que escolheram o presente concurso, devido à sua área de formação, Técnico de Multimédia. Todavia aprenderam a “trabalhar em grupo, a dividir tarefas e a cumprir prazos de forma mais responsável”, mas o mais gostaram foi “sem dúvida participar num concurso nacional e conseguir alcançar um prémio! É o reconhecimento que estamos a trabalhar bem.”

Visite o site vencedor do 2.º Lugar

O professor Jorge Madeira responsável pela equipa C0d3rs revelou-nos que a “participação da equipa foi muito positiva” e que este tipo de atividades têm sido “uma mais-valia para os alunos, pois são uma forma de aplicarem os conhecimentos adquiridos ao longo do curso em projetos reais, com o estímulo de verem as suas competências reconhecidas e, também, conseguir um prémio”. O professor considera que o concurso contribuiu para o desenvolvimento de competências digitais dos alunos, visto que adquiriram muitas competências de webdesign e programação.

Neste sentido, pensa inscrever alunos mais novos, numa próxima edição. Os alunos que constituem a equipa C0d3rs agarraram este concurso com entusiasmo e responsabilidade. Consideram esta oportunidade interessante, na medida em que colocaram “à prova” os seus conhecimentos, sendo avaliados de um modo diferente do habitual. Revelaram-nos que tiveram algumas dificuldades, mas que o resultado final valeu a pena, pois conseguiram fazer um projeto real, adquirindo competências técnicas, além de potenciarem o trabalho em equipa. Assim, consideraram que ao trabalhar em grupo tiveram a oportunidade de aprender com os pares.

Visite o site vencedor do 3.º Lugar

A equipa da DECO dá os parabéns aos vencedores e aos professores pela sua participação e entusiasmo na criação de sites originais em português!

 

Melanie Magalhães,

Gabinete Novas Iniciativas

DECO Delegação Regional de Coimbra