17 Junho, 2016

SITESTAR 3 premeia mais uma escola de Coimbra

Digital

Na categoria do Saber & Ciência o Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, sediado em Coimbra, alcançou o 1.º lugar, com a equipa Sleepers.

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) e o DNS.PT, durante o ano letivo 2015/2016, promoveram a 3.ª edição do Concurso Sitestar.pt. Tratou-se de uma iniciativa nacional que convidou os alunos a desenvolverem e divulgarem conteúdos relevantes nas áreas da ciência e do conhecimento, da inclusão social, das expressões artísticas e do desporto. O Sitestar.pt 3 teve como público os alunos do Ensino Básico, Ensino Secundário e Vias Profissionalizantes, com idades entre os 14 e 18 anos, pertencentes a estabelecimentos de ensino públicos e privados de Portugal Continental e Regiões Autónomas, desde que aderentes ao projeto DECOJovem.

Na categoria do Saber & Ciência o Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, sediado em Coimbra, alcançou o 1.ºlugar, com a equipa Sleepers, constituída pelas alunas, do 9.º ano, Joana Pedrógão, Liliana Santos e Mariana Antunes, que criaram o site http://sleepyswitchy.pt/.

A partir de um projeto da escola, iniciado no ano anterior, que consistia no “Sleepy– cubo mágico do sono”, decidiram criar um site de modo a promover o kit de concentração, com o objetivo de aumentar os resultados escolares.

rainha santa isabel

Os prémios (quatro telemóveis e um troféu para a escola) foram entregues no dia 14 de junho, pelas 14h30, pela DECOJovem.

As professoras responsáveis Ester Figueiredo, Ana Cristina Almeida e Laurentina Soares explicaram-nos que a participação foi positiva, que correu muito bem, “após a divulgação, os grupos interessados em aderir ao projeto manifestaram interesse e nós demos o apoio necessário”.

As professoras Ester e Laurentina são de opinião que estas atividades são “uma grande mais valia porque motivam os alunos a participar em atividades para as quais têm que aprender competências digitais, que vão para além das tarefas comuns que desempenham com as novas tecnologias (jogar e comunicar nas redes sociais)”. A professora Ana Cristina acrescenta que é uma forma dos alunos verem o seu trabalho reconhecido. Assim, as professoras pretendem continuar a inscrever os alunos nas iniciativas da DECO.

As alunas, que estavam radiantes, ao terem conhecimento através das professoras responsáveis deste concurso, consideraram uma mais valia participar e colocar em prática o projeto que tinham do ano anterior. Não tiverem grandes dificuldades graças à ajuda das professoras. Revelaram-nos que adquiriram novas competências, nomeadamente o trabalho em equipa e a construção de sites, sendo uma experiência que gostaram bastante.

Visite o site vencedor do 1.º Lugar na Categoria Saber  Ciência 

 

Melanie Magalhães,

Gabinete Novas Iniciativas

DECO Delegação Regional de Coimbra