Semana da Internet Segura

Durante a semana de 5 a 9 de fevereiro, a equipa da DECOJovem desloca-se às escolas para conversar com os jovens consumidores sobre a importância da segurança e privacidade online para uma utilização mais segura da Internet.

Durante a semana de 5 a 9 de fevereiro, a DECOJovem desenvolverá ações nas escolas sobre a temática da Segurança Online.

O número de portugueses que usa a Internet continua a crescer de ano para ano, representando agora 2/3 da população (o equivalente a 5,7 milhões de utilizadores), tendo passado dos 6,3% em 1997 para os 67% vinte anos depois, o que deixa perceber que o mundo online é indispensável à nossa realidade.

Há cada vez mais pessoas a utilizar a Internet. Contudo, vários estudos da DECO PROTESTE destacam que a preocupação com a privacidade e a segurança online tem aumentado. Alterar esta situação e usufruir de uma internet mais segura é mais fácil do que parece. (em www.deco.proteste.pt/netvivaesegura

De acordo com o Eurostat, 1 em cada 4 utilizadores da Internet na União Europeia depararam-se com problemas de segurança em 2015.

Os dados revelaram que 25% dos utilizadores da Internet na EU tiveram problemas com questões de segurança, tais como vírus que afetam os dispositivos, o abuso de informações pessoais ou o acesso de crianças a sites inapropriados.

 

Semana da Internet Segura nas escolas 

A DECOJovem convida as escolas aderentes ao projeto  a participarem nas Consumer.TALKS – Conheces o mundo digital?.

As Consumer.TALKS – Conheces o mundo digital? são dirigidas às escolas do 2.º e 3.º CEB e ao ensino secundário e profissional. Ao todo, durante esta semana realizámos 66 Consumer.TALKS em escolas de todo o país.

Durante 1h, esta atividade permite a reflexão e debate de temas como: a forma como os jovens gerem a sua presença nas redes sociais, a privacidade online, a sua pegada digital, os direitos de autor e os downloads ilegais, a importância do uso de antivírus nos seus diapositivos digitais, estratégias que podem utilizar perante situações incómodas online, como o roubo de perfis ou o ciberbullying.

Saiba mais sobre as Consumer.TALKS

Estas ações são dinamizadas por técnicos da DECO, especializados em cada um dos temas disponíveis e têm a duração de 60 minutos. Para blocos horário de 45 e 90 minutos, o professor deverá informar a equipa DECOJovem, através do preenchimento do campo OBSERVAÇÕES do formulário das Consumer.TALKS.

De acordo com a localização da sua escola, as deslocações do técnico da DECO para a realização das Consumer.TALKS, terão de ser asseguradas pela escola que solicita a ação. Assim, de acordo com a distância da Delegação da DECO à escola DECOJovem (ida e volta), a escola deverá comparticipar com o valor de:

  • até 20 km – 10 euros;
  • entre 21 km e 40 km – 15 euros;
  • entre 41 km e 60 km – 20 euros;
  • entre 61 km e 80 km – 25 euros;
  • entre 81 km e 90 km – 30 euros;
  • entre 91 km e 100 km – 40 euros
  • Mais do que 100 km – 60 euros;
  • Mais do que 200 Km – 70 euros.

De acordo com o nível de ensino dos alunos participantes da ação, a Escola poderá solicitar:

  1. Até duas ações, no turno da manhã ou no turno da tarde. Não será possível realizar ações durante todo o dia.
  2. As ações deverão ser realizadas para um mínimo de 20 alunos, de todos os níveis de ensino, desde o 1.º Ciclo.
  3. Para cada ação só poderão participar alunos do mesmo nível de ensino. Por exemplo: uma turma do 8.º ano e uma do 9.º ano.
  4. De acordo com os níveis de ensino, o número máximo (desejável) de alunos, por ação, deverá ser: 1º Ciclo: 1 turma (30 alunos) e  2º Ciclo, 3.º Ciclo e Ensino secundário e/ou profissional: 2 turmas (60 alunos)
  5. A DECOJovem estará disponível para avaliar todos os pedidos individualmente, respeitando as particularidades e realidades do contexto em que a Escola DECOJovem se encontra inserida.
  6. As deslocações serão cobradas à Escola, mediante envio de fatura da DECO para a escola com o valor da deslocação do formador e método de pagamento. A fatura será sempre enviada no final do corrente mês da realização da ação.
  7. Descubra a localização da equipa DECOJovem mais próxima da sua escola, consultando os Contactos DECOJovem.

Solicite uma Consumer.TALKS para a sua escola, na Plataforma DECOJovem.