Secundária de Amarante recebe prémio SiteStar 4

A Escola Secundária de Amarante foi premiada no Concurso Sitestar promovido pela DECO e DNS.PT, tendo obtido o 3º lugar na Categoria “Notícias na Escola” com o site www.esajornal.pt desenvolvido pela equipa Os Protagonistas.

O concurso convidava a comunidade educativa a desenvolver sites em português e sob o domínio pt, com o objetivo de dar a conhecer ao mundo iniciativas das escolas, promovendo, ao mesmo tempo, competências digitais.

Os melhores jornais receberam vouchers

Os melhores jornais digitais tinham a possibilidade de enriquecerem as suas salas de redação com materiais para a escola, através da atribuição de vouchers. Assim, Após a cerimónia de anúncio dos vencedores do Concurso SITETSAR 4 em junho, na Casa do Futuro em Lisboa, a equipa da DECOJovem dirigiu-se presencialmente à escola para entregar a Câmara Fotográfica Go Pro que a escola escolheu para dar continuidade ao seu projeto.

A Câmara Municipal de Amarante, autarquia que dispõe de um protocolo de colaboração com a DECO, associou-se à iniciativa, honrando-nos com a sua presença a Sra. Vereadora do Pelouro da Defesa do Consumidor, Dra. Lucinda Fonseca e o Sr. Vereador da Educação, Dr. António Ribeiro.

A equipa Vencedora

A equipa vencedora apresentou aos colegas e convidados presentes o site premiado, partilhou todo o processo de desenvolvimento do desafio que lhes foi lançado pelo professor Pedro Carvalho e a forma como trabalharam equipa, com os diferentes talentos de cada um. Deixaram o desafio aos colegas presentes para participarem em futuros concursos e apelaram à escola para que a escola dê continuidade ao trabalho que iniciaram.

Joana Simões da DECOJovem enalteceu a qualidade do projeto apresentado pela equipa e o trabalho relevante que a Escola Secundária de Amarante tem demonstrado na educação dos jovens consumidores, sendo uma escola por diversas vezes já distinguida.

O Diretor da Escola, Fernando Sampaio, enalteceu o trabalho da DECO na defesa dos direitos e interesses dos cidadãos e a importância dos desafios lançados pela DECOJovem às escolas, motivando os alunos e proporcionando formas alternativas de aprendizagem. Elogiou, ainda, o papel da Câmara Municipal de Amarante e todo o apoio que tem sido demonstrado à escola no desenvolvimento das suas atividades. Aos alunos presentes, deixou uma palavra de incentivo à participação em futuros projetos, demonstrando que vale mesmo a pena.

Lucinda Fonseca, Vereadora e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Amarante parabenizou a escola e a equipa vencedora pela vitória de Amarante neste concurso. Enalteceu a importância de projetos, como o site que foi criado, para dar a conhecer as iniciativas que são desenvolvidas, para comunicar com toda a comunidade educativa e aproximar pessoas e organizações. Lucinda Fonseca sublinhou o empenho da autarquia no trabalho com as escolas, esperando no próximo ano, estar novamente presente para testemunhar as vitórias e distinções desta escola e de Amarante!

A entrega dos prémios

A sessão terminou com a entrega à escola da câmara fotográfica Go Pro, pela DECO, e com a entrega de um exemplar do livro ”Amadeo de Souza-Cardoso – Tenho mais fases que a lua” a cada elemento da equipa vencedora, oferta da Câmara Municipal de Amarante num elogio à criatividade e inovação. Amadeo de Souza-Cardoso, natural de Amarante, é um dos mais importantes pintores portugueses.