Olá! Hoje é dia 20 Outubro de 2017

NETtalks: Redes Sociais

As redes sociais são excelentes plataformas para comunicarmos. Mas também podem ser verdadeiras armadilhas, se não as soubermos usar com segurança.

Como sabes, a Internet é uma rede gigantesca que une pessoas e computadores em todo o mundo. Dentro dessa rede, há um certo tipo de estruturas a que chamamos redes sociais. Estas redes agregam grupos com interesses comuns: por exemplo, grupos de amigos que as utilizam para partilhar informações e conteúdos, tais como comentários, músicas ou fotografias, ou simplesmente que as usam para conversar uns com os outros.

A mais famosa de todas as redes sociais é o Facebook. Mensalmente, mais de mil milhões de pessoas utilizam o Facebook. Todos os dias, são gerados quase cinco mil milhões de “likes” e carregadas 300 milhões de fotografias. Os dados são do verão de 2013. Impressionante, não achas?

Sabes que cuidados deves ter nas redes sociais?

As redes sociais são excelentes plataformas para comunicarmos. Mas também podem ser verdadeiras armadilhas, se não as soubermos usar com segurança. Nunca te esqueças que, por lá, nem toda a gente é quem afirma ser. Há hackers a espreitar os teus movimentos e há empresas a tentar perceber que produtos gostarias de comprar…

Podem roubar-te dados e informações pessoais e até a tua identidade virtual, criar um perfil falso em teu nome e em teu nome enviar para toda a tua lista de amigos mensagens publicitárias ou mesmo vírus destrutivos…

Toma nota!
  • Tem atenção aos dados pessoais que publicas na tua página de perfil;
  • Tem atenção aos conteúdos que publicas, como fotografias ou comentários;
  • Não aceites pedidos de amizade de pessoas que não conheces;
  • Não aceites pedidos de amizade se os conteúdos das páginas te deixam desconfortável;
  • Protege a tua lista de amigos e não divulgues as suas informações pessoais;
  • Lê atentamente as definições de privacidade da rede social e protege-te;
  • Coloca o teu perfil como privado;
  • Não respondas a comentários ou conteúdos ofensivos. Denuncia essas práticas junto dos moderadores do site.

As conferências NETtalks – Achas que tudo o que vem à rede é fixe?, realizadas em 2014 e 2015, foi um projeto da DECO apoiado pelo Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores e tinham como principal objetivo alertar os jovens consumidores para a importância dos seus direitos digitais, as regras de segurança e de privacidade online.