Olá! Hoje é dia 20 Setembro de 2017

NETtalks: Publicidade

Quantas vezes já te disseram que és o visitante um milhão, que ganhaste um telemóvel topo de gama ou um fim de semana no Algarve? Ofertas tão boas são de desconfiar, não são? Ganhar um prémio é muitas vezes sinónimo de perder dados pessoais e de ganhar um poderoso vírus e uma poderosa dor de cabeça!

Sabias que muitas empresas usam os anúncios publicitários para obter dados pessoais?

Quantas vezes já te disseram que és o visitante um milhão, que ganhaste um telemóvel topo de gama ou um fim de semana no Algarve? Ofertas tão boas são de desconfiar, não são? Ganhar um prémio é muitas vezes sinónimo de perder dados pessoais e de ganhar um poderoso vírus e uma poderosa dor de cabeça!

Muitas empresas obtêm as nossas informações pessoais e confidenciais através deste tipo de esquemas. Um operação tão simples como clicar num link ou num botão numa janela pop-up pode ocultar uma ratoeira, um perigoso esquema de phishing criado para roubar dados ou até a identidade aos cibernautas mais distraídos e inexperientes.

Na maioria das situações, estes anúncios visam angariar e-mails para envio de mensagens publicitárias ou mesmo números de telemóvel, com vista à subscrição de serviços móveis de valor acrescentado, sem a pessoa sequer se aperceber disso. E, atenção, com frequência, este tipo de anúncios dirige-se também a jovens como tu!

Muitas vezes, as nossas informações pessoais são inseridas em bases de dados que são vendidas a empresas que as vendem a outras empresas e a outras empresas…

Outras vezes, o dano é bastante maior, depois de revelados dados financeiros confidenciais, como palavras-passe de acesso ao banco ou o número do cartão de crédito…

Lembra-te…
  • Nunca respondas a mensagens publicitárias que não solicitaste; Nunca cliques em links que te chegam por email se não estiveres seguro de quem to enviou;
  • Não cliques em botões que dizem OK, CONCORDO, ACEITO, AGREE ou algo semelhante, sem saberes exatamente o que estás a fazer e se o site é de confiança;
  • Tem especial atenção à publicidade nas redes sociais e às definições de privacidade do site; Utiliza um bloqueador de pop-ups quando navegas na internet;
  • Configura os filtros de spam do teu email para o nível mais elevado; Atualiza regularmente o software!

As conferências NETtalks – Achas que tudo o que vem à rede é fixe?, realizadas em 2014 e 2015, foi um projeto da DECO apoiado pelo Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores e tinham como principal objetivo alertar os jovens consumidores para a importância dos seus direitos digitais, as regras de segurança e de privacidade online.