16 Janeiro, 2017

NETtalks: Privacidade online

Digital

Tudo o que dizemos ou fazemos online fica na Internet para sempre. Nunca mais pode ser apagado. Um comentário num blogue, uma fotografia mais ousada, um vídeo inocente de uma saída à noite… A nossa reputação online é o resultado de tudo o que publicamos na rede. É o resultado de tudo o que os outros pensam do que publicamos na rede.

Sabes que já tens uma reputação online?
Todos nós temos uma reputação, uma espécie de identidade que os outros nos atribuem, uma boa ou má fama. E temos essa reputação tanto na vida real, junto dos nossos professores e amigos, por exemplo, como na vida virtual, nomeadamente nas redes sociais.
Tudo o que dizemos ou fazemos online fica na Internet para sempre.

Nunca mais pode ser apagado. Um comentário num blogue, uma fotografia mais ousada, um vídeo inocente de uma saída à noite… A nossa reputação online é o resultado de tudo o que publicamos na rede. É o resultado de tudo o que os outros pensam do que publicamos na rede.

A nossa reputação deve, então, ser protegida. Até porque nunca sabemos quem vai ver os nossos conteúdos, no momento em que os publicamos ou mesmo no futuro. Imagina como seria embaraçoso para ti saber que o diretor da empresa na qual trabalhas viu aquela fotografia com mais de 10 anos e que muito te envergonha…

Privacidade: Cuidados Básicos

Até porque a tua privacidade depende da informação pessoal que consegues controlar:

  • Mantém as tuas informações pessoais privadas;
  • Configura as definições de privacidade nos sites de partilha de informação, como redes sociais;
  • Cria endereços de email diferentes e usa-os, separando o que é privado do que pode ser público;
  • Tem atenção aos conteúdos que publicas na rede. Eles ficarão lá para sempre;
  • Pesquisa com cuidado e tem atenção os conteúdos que os outros publicam sobre ti;
  • Protege o teu computador, usando firewall, antivírus, antisspyware e antisspam;
  • Procura os sinais que indicam que navegas em páginas seguras (como https)!

As conferências NETtalks – Achas que tudo o que vem à rede é fixe?, realizadas em 2014 e 2015, foi um projeto da DECO apoiado pelo Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores e tinham como principal objetivo alertar os jovens consumidores para assuntos tão importantes como os direitos digitais, as regras de segurança e de privacidade online.