NETTalks na zona norte do país: Porto e Valongo!

As NETTalks estiveram no norte do país nas cidades do Porto e de Valongo, para duas conferências em que se debateu a segurança e privacidade na internet com os jovens!

Porto foi palco da segunda Conferência NETTALK – Net viva e segura

Dia 7 de fevereiro, pelas 11h, na Escola Secundária Rodrigues de Freitas, cerca de 200 jovens participaram na Conferência NETtalk – NET Viva e Segura: Navega em boas marés!
O Porto foi a cidade escolhida para receber a segunda de um ciclo de 6 conferências organizadas pela DECOJovem e pela Google Portugal, dirigidas a jovens do ensino secundário e profissional de todo o país.

Tal como os Descobridores Portugueses, os consumidores, sobretudo os jovens, navegam agora por novos mares nesta nova era digital. Estas conferências procuram justamente alertar os jovens para os seus direitos e para os desafios digitais que podem enfrentar, através de um formato dinâmico e interativo.

A DECOJovem, com o apoio da Câmara Municipal de Valongo, levou as NETTalks até ao Fórum de Ermesinde

Uma semana depois da conferência no Porto, navegámos até Valongo para mais uma conferência com quase 300 jovens que encheram o Fórum Cultural de Ermesinde.

Neste conferência contámos com as boas-vindas por parte do presidente da Câmara  Municipal de Valongo e com a parceria do Centro de Cidadania Digital.

Navegar em boas Marés

O comediante Guilherme Geirinhas introduziu o tema das redes sociais com humor, pedindo também interação do público em alguns momentos.

Em seguida, o nosso comandante da Fórum Estudante iniciou os debates com intervenientes com muita experiência a navegar no mundo digital:

  • João Moura, enquanto Comissário esclareceu sobre o papel da PSP ao nível da segurança digital, realçando a importância dos jovens denunciarem casos de cyberbulling, contribuindo assim para uma atuação da PSP mais preventiva e, consequentemente, mais eficaz.
  • O Embaixador Português da Insafe European Network, João Pedro Martins, salientou as vantagens da Internet, nomeadamente das redes sociais, apelando para os cuidados a ter na sua utilização, bem como, para a responsabilidade de cada um no controlo da sua pegada digital.
  • Mariana Almeida, jurista da DECO, alertou para o crescimento das compras online dentro das redes sociais e para os novos desafios que daí advêm, deixando alguns conselhos para que o consumidor possa tirar partido de todas vantagens do mercado digital.
  • O Youtuber Nuno Moura falou sobre a necessidade dos jovens terem consciência do tempo que dedicam às redes sociais, da gestão da vida online e offline e partilhou, ainda, a sua experiência enquanto youtuber e influenciador.
  • João Baracho (NETTalks – Valongo), do CDI Portugal, falou-nos da importância destas iniciativas para os jovens.

Os alunos também participarem ativamente na conferência colocando diversas questões aos nossos convidados, enriquecendo o debate.

Próximas NETTALKS:

  • Faro – 28 de fevereiro
  • Lisboa – 15 de março
  • Leiria – 21 de março