Olá! Hoje é dia 22 Setembro de 2017

NETtalks: Downloads ilegais

Uma parte dos conteúdos da Internet são originais e estão protegidos por copyright, estão protegidos por lei. Alguém os criou e, por isso, tem direitos sobre eles.

Uma parte dos conteúdos da Internet são originais e estão protegidos por copyright, estão protegidos por lei. Alguém os criou e, por isso, tem direitos sobre eles.

Podem ser livros, filmes, vídeos, canções, programas de computador, vídeos online ou jogos de consola. Quem usa material sujeito a copyright sem pedir autorização ao seu autor ou proprietário está a cometer uma infração. E uma infração muito grave, tão grave que pode resultar em multa ou mesmo em pena de prisão.

Software nocivo

Para além disso, os ficheiros que descarregas podem ter riscos que nem imaginas: podem incluir software nocivo e acabar com o teu computador ou, pior, com a tua reputação!

Já pensaste que esses ficheiros podem vir carregados de vírus que te destroem os trabalhos escolares ou de spyware, uma espécie de espião invisível que te rouba os dados pessoais, as fotografias e os emails que trocaste com a ex-namorada… E pior: depois de estarem instalados no teu computador, esses programas podem ser mesmo muito difíceis de encontrar e de remover…

Apaga o material pirateado! A pirataria é crime! Respeita a legislação em vigor!

As conferências NETtalks – Achas que tudo o que vem à rede é fixe?, realizadas em 2014 e 2015, foi um projeto da DECO apoiado pelo Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores e tinham como principal objetivo alertar os jovens consumidores para a importância dos seus direitos digitais, as regras de segurança e de privacidade online.