Olá! Hoje é dia 26 Junho de 2017

NETtalks: Cyberbullying

O cyberbulling é o ato de denegrir, ameaçar, humilhar ou praticar outros atos mal intencionados contra crianças ou adolescentes, usando as novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC).

O cyberbulling é o ato de denegrir, ameaçar, humilhar ou praticar outros atos mal intencionados contra crianças ou adolescentes, usando as novas tecnologias da informação e da comunicação – as TIC -, como o telemóvel ou o computador com ligação à Internet, através do email, das mensagens sms ou das redes sociais, por exemplo.

As ameaças e perseguições anónimas através da Internet, o roubo de identidade, a criação de perfis falsos em redes sociais como o Facebook, o envio de mensagens sms e de imagens manipuladas para a vítima e amigos são atos de cyberbulling.

Muitas vezes as vítimas de cyberbulling entram em depressão ou em isolamento. Não sejas cúmplice desta violência! Nunca toleres o cyberbulling!

Denuncia os agressores! Se souberes de algum caso, fala imediatamente com os teus pais ou com os teus professores.

Para evitares seres tu a vítima…
  1. Não divulgues informação pessoal (dados, imagens ou vídeos) na internet;
  2. Não forneças as tuas palavras-passe a terceiros;
  3. Não uses as tuas palavras-passe em computadores públicos;
  4. Não incluias estranhos na tua lista de contactos;
  5. Não aceites pedidos de amizade se o conteúdo da página te deixar desconfortável;
  6. Coloca os teus perfis como privados;
  7. Aceita apenas “amigos” que conheces pessoalmente;
  8. Não coloques online informações sobre terceiros;
  9. Não aceites encontrar-te com desconhecidos.

As conferências NETtalks – Achas que tudo o que vem à rede é fixe?, realizadas em 2014 e 2015, foi um projeto da DECO apoiado pelo Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores e tinham como principal objetivo alertar os jovens consumidores para a importância dos seus direitos digitais, as regras de segurança e de privacidade online.