Olá! Hoje é dia 21 Agosto de 2017

Missão Ajuda o Próximo vence Sitestar 3

Na categoria Faz a Diferença a Escola Técnica e Professional do Ribatejo, de Tremês, Santarém, alcançou o 1º lugar, com a equipa Missão Ajuda o Próximo, com os alunos Pedro Fernandes e João Pedro Ferreira, tendo como professora responsável Cecília Pereira.

Na categoria Faz a Diferença a Escola Técnica e Profissional do Ribatejo, de Tremês, Santarém, alcançou o 1.º lugar, com a equipa Missão Ajuda o Próximo, com os alunos Pedro Fernandes e João Pedro Ferreira, tendo como professora responsável Cecília Pereira.

Os prémios (3 smartphones) foram entregues aos alunos e professora no dia 20 de junho, pela manhã, numa iniciativa que contou com várias turmas da escola. Este evento promoveu a iniciativa dos alunos em diversos projetos, contribuindo assim para a sua formação enquanto alunos e pessoas, destacando, também, o envolvimento de todos no projeto de voluntariado que deu o mote para a criação do site agora premiado.

Foi também com muito orgulho que foi entregue à escola, nomeadamente à diretora pedagógica, Martinha Duro, um troféu de 1.º Lugar na categoria.

O concurso segundo os participantes

Segundo a Professora a equipa mostrou-se bastante motivada durante o concurso, principalmente na primeira fase. Já na segunda fase, de execução do projeto, a equipa teve algumas dificuldades porque não tinha conhecimentos na área de conceção de páginas web, mas bastou dar algumas dicas para os alunos se ambientarem à plataforma de desenvolvimento web.

Considerou que é muito importante este tipo de iniciativas, pois coloca os alunos perante situações reais e torna-se muito mais fácil motivar os aluno para a execução de uma tarefa “real”, do que, uma tarefa “fictícia”.

Perante estas iniciativas, a motivação dos alunos cresce exponencialmente.

Considera que este tipo de concursos contribui bastante para o desenvolvimento de competências digitais dos alunos, pois a consolidação de conhecimentos é muito mais sólida, do que em qualquer outro tipo de tarefa que seja solicitada pelo professor em sala de aula. Pensa assim em inscrever mais equipas na próxima edição. E quem sabe, outras categorias.

Os Alunos indicaram que mostraram interesse por este concurso porque outros colegas de outra escola também estavam a concorreu o que os interessou, como já participavam no projeto de voluntariado da Escola escolheram esta categoria. Apesar das dificuldades iniciais entenderam que com esforço tudo se consegue. Demonstraram que o que mais aprenderam com este concurso foi a utilização de uma nova ferramenta para a criação de sites. Com este 1º Lugar a nível nacional, ficaram assim muito satisfeitos com o reconhecimento dado ao seu esforço.

 

DSC05885_1

Muitos Parabéns aos Alunos, Professores e a toda a Escola!

Visite o site:

www.voluntariadoeptr.pt

Suzana Pestana, Gabinete Novas Iniciativas

DECO – Delegação Regional de Santarém