1 Fevereiro, 2017

Desafio #Por Um Mundo Digital Melhor

Digital

A DECOJovem junta-se à iniciativa #BetterDigitalWorld, da Consumers International, e convida a comunidade educativa a participar no desafio #PorUmMundoDigitalMelhor! Ajuda a sensibilizar a comunidade em geral para a importância de conhecer os seus direitos digitais, aumentando o seu grau de confiança na tecnologia digital.

No Dia Mundial dos Direitos do Consumidor a Consumers International lança a iniciativa #BetterDigitalWorld.
A DECOJovem junta-se à iniciativa e convida a comunidade educativa a participar no desafio #PorUmMundoDigitalMelhor!

Ajuda a sensibilizar a comunidade em geral para a importância de conhecer os seus direitos digitais, aumentando o seu grau de confiança na tecnologia digital.

Sabias que…

A língua portuguesa é a 5.ª língua mais usada na comunicação online. O YouTube é a rede social mais utilizada pelos jovens, com idades entre os 14 e os 24 anos, e tem mais de mil milhões de utilizadores, o que equivale a quase um terço do total de utilizadores da Internet. Estes veem todos os dias centenas de milhões de horas de vídeo e geram milhares de milhões de visualizações no YouTube.

Milhões de utilizadores, de todas as idades, e de todas as partes do mundo, usam diariamente a Internet para comunicar através das redes sociais, para aceder a uma fonte inesgotável de recursos ou para escolher e comprar serviços e produtos. A Internet permite tudo isto quando e como for mais conveniente para cada um!

Contudo, nem todos os consumidores utilizam as tecnologias digitais e nem todos se sentem suficientemente confiantes para estar conectados. Mesmo os consumidores que estão conectados, não têm 100% de confiança na qualidade dos produtos e serviços ou da sua segurança quando partilham dados pessoais online.

Ao tomar certas precauções, o consumidor pode proteger a sua navegação e desfrutar com maior segurança das inúmeras vantagens que a Internet.

Alguns exemplos de cuidados a ter:
  1. Quando realizares uma compra online, procura informação sobre a página/loja online e tenta responder às questões: É uma marca conhecida? Tem morada física e um contacto para esclarecimento de dúvidas? As características dos produtos ou serviços é completa e clara?
  2. A maior parte dos malwares existentes nos Smartphones envolvem o roubo de informação, SPAM e adesão a serviços de valor acrescentado. Para evitar estes perigos, devemos descarregar as aplicações oficiais e utilizar uma aplicação antivírus credível.
  3. Nas redes sociais, não partilhes informação pessoal, como a morada, o número de telemóvel ou fotografias de documentos pessoais.
  4. Não cliques em links de publicidade não solicitada, enviada por email se não estiver seguro da sua origem.

Procura mais informação sobre este assunto, usando a palavra-chave: NETTALKS

Desafio #PorUmMundoDigitalMelhor

E tu, o que farias por um mundo digital melhor?

Ajuda a promover um acesso seguro para todos os utilizadores da Internet e a incentivar a utilização da internet por todos aqueles que não são utilizadores, para que todos possamos beneficiar desta tecnologia digital e contribuir por um mundo digital melhor!

Para quem?

A DECOJovem desafia as escolas de Portugal continental e Regiões Autónomas da Madeira e Açores, a participar no desafio #PorUmMundoDigitalMelhor.

Este é um desafio individual, dirigido a alunos desde o 1.º CEB ao ensino secundário/profissional/vocacional, com o apoio de um professor responsável.

O que fazer?

Para participar no desafio #PorUmMundoDigitalMelhor, constrói um cartaz digital com uma mensagem de confiança no mundo digital ou com uma mensagem de alerta para os utilizadores da Internet.

O cartaz não deverá exceder o tamanho 2mB – 850×1200 px.

De seguida, pede ao teu professor para aceder à Plataforma DECOJovem, preencher o formulário do Desafio #PorUmMundoDigitalMelhor e submeter o teu cartaz.

Após aprovação da equipa DECOJovem, os cartazes serão incluídos na galeria do desafio.

Sabes como construir um cartaz?

Data limite do desafio

13 de março de 2017

Anúncio dos vencedores a 15 de março de 2017, Dia Mundial dos Direitos dos Consumidor.

Prémios

As 5 melhores fotografias recebem um voucher no valor de 20 euros para a compra de produtos de tecnologia digital.