Olá! Hoje é dia 29 Junho de 2017

Como construir um cartaz?

No âmbito do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, a DECOJovem convida as escolas a participar no desafio #PorUmMundoDigitalMelhor, através da construção de um cartaz digital. Sabes como construir um cartaz?

No âmbito do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, a DECOJovem convida as escolas a participar no desafio #PorUmMundoDigitalMelhor.

Para participar os alunos deverão construir um cartaz digital com uma mensagem de confiança ou de alerta para todos os utilizadores da Internet, promovendo e incentivando uma participação mais ativa, consciente e confiante dos seus direitos digitais.

Sabe mais sobre o desafio.

O que é um cartaz?

O cartaz é um meio de comunicação visual nas suas várias vertentes: publicitária, informativa, educativa e estética.

Características do cartaz
  1. Apelativo: Só um cartaz interessante e bem construído chama a atenção do público-alvo.
  2. Simples: De modo a ser entendido rapidamente. A mensagem deve ser clara, breve, precisa. Deve tratar apenas um assunto, excluindo-se o que não for essencial!
  3. Ilustrativo: A ilustração deve ser autoexplicativa. Por exemplo, a utilizar símbolos que se identifiquem facilmente com a mensagem.
  4. Comunicativo: Deve conter poucas palavras, mas significativas e adequadas ao público- alvo.
Aspetos a ter em conta para o sucesso do cartaz!
  1. Escolher um só assunto ou tema por cartaz.
  2. Definir um slogan. Um slogan é uma frase curta e simples, cativante e sugestiva, que permanece na memória.
  3. Escolher uma imagem apelativa. A imagem é o elemento mais importante na transmissão da mensagem. Deve ser sugestiva e com cores apelativas ou bem conjugadas.
Regras a seguir:
  1. Dividir o espaço útil em três zonas. A colocação dos elementos (slogan, imagem e texto) deve ser feita de modo a proporcionar um equilíbrio.
  2. Escolher a cor de acordo com a mensagem. A cor deve ser estudada e enquadrada na ideia que se quer transmitir e os elementos (texto e imagem) devem ser distribuídos de forma agradável e coerente.
  3. Deve existir uma hierarquia na mensagem (slogan, título, texto ou legenda).
  4. O texto deve ter frases curtas e tipografia legível, não devendo existir mais do que três tipos de letra.
  5. Os espaços vazios são importantes. São eles que vão fazer sobressair a ilustração e a mensagem e portanto criar o equilíbrio necessário à leitura do cartaz.
  6. O espaço ocupado pelo texto deve ser menor do que o espaço ocupado pela imagem.

Participar no desafio #PorUmMundoDigitalMelhor