12 Novembro, 2015

NETtalks voltam a falar de direitos digitais

Digital

Ontem, em Almeirim, 250 alunos das escolas da região discutiram temas sobre literacia para os media, nomeadamente sobre segurança online, downloads ilegais, privacidade nas redes sociais e direitos de autor na Internet.

As crianças e adolescentes são consumidores muito ativos de tecnologia em vez de simples recetores passivos. Contudo, apesar de estes terem um conhecimento técnico considerável, os jovens continuam “frágeis” sob um ponto de vista emocional, enquanto navegam na Internet.

Concurso Sitestar, que já vai na sua 3.º edição, convida as escolas a desenvolverem sites originais e criativos, para a divulgação de conteúdos nas áreas da ciência, inclusão social, artes e desporto e jornais da escola.

Como resposta à maior dificuldade sentida nas edições anteriores, o Concurso Sitestar aposta numa nova componente e inclui as NETtalks, as conferências sobre direitos digitais dos consumidores, que no ano letivo anterior contaram com 2550 alunos participantes.

Em cada uma das 7 cidades, onde se encontram as delegações da DECO – Viana do Castelo, Porto, Coimbra, Santarém, Lisboa, Évora e Algarve, serão debatidos assuntos sobre a criação dos seus próprios conteúdos em plataformas digitais, os direitos de autor, direitos de responsabilidade intelectual e legal pelos trabalhos a concurso, respeitando as regras de segurança, privacidade, direitos conexos e propriedade.

Ontem, em Almeirim, 250 alunos do 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário e profissional, das escolas da região de Santarém, discutiram temas sobre literacia para os media, nomeadamente sobre segurança online, downloads ilegais, privacidade nas redes sociais e direitos de autor na Internet.

A próxima é já amanhã no Minho!

almeirim 2

Suzana Pestana (Delegação Regional de Santarém) com Paula Mesquita, do Agrupamento de Escolas de Almeirim, Dina Rocha do Centro Competências TIC da ESE de Santarém e a Comissário Sofia Gordinho do Comando Distrital de Santarém da PSP, no momento do Debate “Ser Criativo e respeitar os direitos de autor”.

 

O Concurso Sitestar.pt 3 é uma iniciativa da DECO com o apoio do DNS.pt.

Para saber como concorrer, clique aqui.

LOGO_PEQUENO