A segurança online e os direitos digitais dos consumidores

A Internet é uma rede gigantesca que une pessoas através de um computador, tablet ou smartphone, em todo o mundo.
Tudo o que procuramos está a um clique de distância.

A Internet é uma rede gigantesca que une pessoas através de um computador, tablet ou smartphone, em todo o mundo.

Com acesso fácil à Internet, com wireless disponível em quase todo o lado ou com os dados dos nossos smartphones, acedemos a todo o tipo de informação, rápida e eficazmente. Tudo o que procuramos está a um clique de distância… e se fores procurado na rede, também, estás a um clique de distância, sabias?

Pois é, isto dá que pensar: Será que estás seguro na rede?

Todos nós temos necessidades básicas e uma delas é a necessidade de estarmos seguros. Essa necessidade de segurança ocorre na nossa vida real, enquanto nos encontramos offline, e também, na nossa vida virtual, online. Na rede, os perigos espreitam em cada navegação. Há que estar atento e de olhos bem abertos.

Sabias que tudo o que dizemos ou fazemos online fica na internet para sempre? Todos nós temos uma reputação, uma espécie de identidade que os outros nos atribuem, uma boa ou má fama. E temos essa reputação tanto na vida real, junto dos nossos professores e amigos, por exemplo, como na vida virtual, nomeadamente nas redes sociais.

Por isso, existem alguns cuidados que deves ter bem presente sempre que estás a navegar, para evitares ser apanhado nessa grande rede online. Revelar dados pessoais, responder a mensagens publicitárias não solicitadas, clicar em links “duvidosos” que chegam por email ou em botões que dizem OK, CONCORDO, ACEITO, AGREE, são alguns dos muitos exemplos de comportamentos que poderão colocar a tua segurança e privacidade em xeque.

Tens o teu computador protegido destas ações? É importante que protejas o teu computador o mais possível, usando software atualizado e original. Usa antivírus, firewall e antispyware para verificar todos os ficheiros que transferes. Usa filtros no email, bloqueadores de spam e de pop-ups e configura as ferramentas de proteção do computador. Sabes do que estamos a falar? Caso não saibas como fazer e instalar estas aplicações, pede ajuda aos teus pais, ao teu professor de TIC ou a amigos entendidos no assunto.

A Internet faz mesmo parte das nossas vidas! Não há como negar e até dá imenso jeito! Agora, há que saber utilizá-la com segurança e com consciência, certo?

Só mais um conselho, não te esqueças que o melhor do mundo está offline e é mesmo de carne e osso!

 

Descobre mais informação sobre os Direitos Digitais dos Consumidores, aqui.

Laranja_Deco_CicloDeConferencias_19Dez_fundo_branco