Olá! Hoje é dia 20 Outubro de 2017

Dia Mundial Da Terra

Todos os anos, a 22 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Terra. Este ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) fez coincidir a comemoração com a cerimónia da assinatura do acordo de Paris sobre as alterações climáticas, que decorrerá na sede das Nações Unidas em Nova Iorque.

O acordo alcançado em Dezembro na Cimeira do Clima de Paris (COP21) entre 195 países será assinado esta sexta-feira em Nova Iorque.

Manter a subida da temperatura abaixo dos dois graus centígrados, face a números anteriores à Revolução Industrial, é a meta estabelecida pelos mais vorazes consumidores dos recursos da Terra: os humanos.

Os países são convidados a apresentar novas metas para a redução das emissões de gases com efeito de estufa a cada cinco anos.

Está igualmente prevista a criação de um mecanismo de supervisão comum. Por fim, o acordo formaliza os parâmetros de financiamento aos países em desenvolvimento, para auxiliar nos esforços para combater as alterações climáticas.

Se continuarmos a consumir os recursos naturais do nosso Planeta a esta velocidade, em 2030 já iremos precisar de pelo menos 2 planetas para sobreviver! Os avisos da comunidade científica prevêem cheias, secas e tempestades cada vez mais graves, bem como a subida do nível das águas do mar, que seria catastrófica para zonas costeiras onde vivem milhões de pessoas.

E há urgência em agir. O ano passado foi o mais quente desde, pelo menos, 1880.

As temperaturas altas registadas nos primeiros três meses deste ano bateram recordes e confundiram a comunidade científica sobre o ritmo a que a temperatura no planeta está de facto a aumentar. No Árctico, quase não houve inverno este ano, com os níveis de derretimento do gelo a alarmar também os cientistas. E na Grande Barreira Coral Australiana, cerca de 93% dos corais mostraram sinais de branqueamento devido ao aquecimento da temperatura do mar provocada pelas emissões de carbono e pelo fenómeno el Ninõ.