7 Outubro, 2015

Consumo Sustentável

Consumo sustentável

Consumir não implica necessariamente comprar. Todos os dias consumimos alguma coisa, em casa e nas nossas atividades quotidianas.

Consumir não implica necessariamente comprar. Todos os dias consumimos alguma coisa, em casa e nas nossas atividades quotidianas.

Consumo Ecológico – Poupar o Ambiente e a Carteira, Edições DECOPROTESTE, 2013

A energia que usamos para iluminar ou aquecer o lar, o combustível dos meios de transporte em que nos deslocamos, a água que bebemos ou gastamos para a higiene, os materiais que adquirimos e que acabam no lixo são atividades que implicam consumo. Certo é que determinadas decisões (e hábitos) podem aumentar ou diminuir a nossa “pegada ecológica” – expressão frequentemente utilizada para referir o impacto sobre o ambiente – e isso também se reflete na carteira.

A Pegada Ecológica

Não existe um cálculo exato para o impacto que temos no meio ambiente. Ao usarmos o termo Pegada Ecológica, que indica a contribuição das nossas opções de consumo no meio ambiente, por exemplo: Ao comprar um produto ou serviço, podemos aferir o seu impacte ambiental em termos de superfície requerida, de energia ou de água necessárias para a sua produção, da quantidade de emissões nocivas que provocou ao ser produzido ou até do número de dias em que é reduzida a vida de determinadas espécies para a sua produção.

Naturalmente, a pegada ecológica será satisfatória se a região tiver capacidade para obter os recursos necessários (água, energia, materiais ou alimentos) e o espaço adequado para assimilar os resíduos gerados (lixo, emissão de poluente, etc.). Tendo o uso do solo como referência, as estimativas das Nações Unidas mostram que o nosso planeta perde anualmente uma superfície de terra fértil semelhante à área da Irlanda, como resultado da sobre-exploração do solo e da desflorestação. Os dados do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) indicam que a pegada ecológica do cidadão médio do mundo é de 2,5 hectares, o que representa 40% mais do que aquilo que a Terra pode gerir.

O que é o Consumo Sustentável?

O consumo sustentável é um conjunto de práticas relacionadas à aquisição de produtos e serviços que visam diminuir ou até mesmo eliminar os impactos ao meio ambiente. São atitudes positivas que preservam os recursos naturais, mantendo o equilíbrio ecológico do nosso planeta. Estas práticas estão relacionadas com a diminuição da poluição, incentivo à reciclagem e eliminação do desperdício.