Semana da Alimentação

A partir da leitura do rótulo de vários produtos alimentares escolhidos com base na alimentação dos mais novos, os alunos irão interpretar e conhecer melhor os ingredientes presentes nos rótulos, compreender o significado de Dose Diária Recomendada (DDR), descobrir a diferença entre produtos magros e light e escolher de forma mais saudável os produtos alimentares.

É já na próxima semana que celebramos a Semana da Alimentação junto das escolas DECOJovem!

Desde que foi divulgada junto da comunidade educativa, que os professores têm recorrido à Plataforma DECOJovem para solicitar a atividade: Consumer.TALKS – Sabes o que estás a comer?, à equipa da DECOJovem.

Em contexto escolar, educar para a saúde consiste em dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental, bem como a saúde dos que os rodeiam, conferindo-lhes assim um papel interventivo.

Sob estas indicações da DGE, os professores, que colaboram com o projeto, viram nas Consumer.TALKS mais uma oportunidade de dinamizar esta importante área, junto dos seus alunos.

Esta ação é dirigida a alunos desde o 2.º CEB ao Ensino Vocacional, Secundário e Profissional. São gratuitas, têm a duração de uma hora e são dinamizadas por formadores especializados da DECO.

Para abordar a temática da alimentação, em todo o país, iremos contar com a colaboração de vários formadores especialistas de Nutrição, Dietética e Enfermagem.

A alimentação é determinada por fatores do meio ambiente que nos rodeia, da nossa cultura, da ciência e tecnologia, da publicidade e das nossas necessidades nutricionais individuais.

A leitura do Rótulo

O jovem consumidor tem de estar informado para adquirir com confiança os alimentos de que necessita. Muitas vezes a única fonte de informação disponível nos produtos pré-confecionados ou processados industrialmente é o rótulo. Mas, quem nunca ficou com dúvidas perante um rótulo?

A partir da leitura do rótulo de vários produtos, escolhidos com base na alimentação dos jovens consumidores, os alunos irão interpretar e conhecer melhor os ingredientes presentes nos mesmos; compreender o significado de Dose Diária Recomendada (DDR); descobrir a diferença entre magro e light; e escolher de forma mais saudável (e com base nas suas necessidades nutricionais) os diferentes produtos alimentares.

As Consumer.TALKS – Sabes o que estás a comer?

Durante a Semana da Alimentação, de 10 a 14 de outubro (e nas semanas seguintes, também!) serão realizadas de 70 Consumer.TALKS – Sabes o que estás a comer?, para cerca de 2700 alunos.

Consulte a lista de escolas DECOJovem participantes.

Solicitar Consumer.TALKS