6 Janeiro, 2017

Receitas Cozinhar sem desperdiçar

Alimentação

O e-book Receitas Sem Desperdiçar oferece um conjunto de sugestões de receitas saudáveis e apresenta ideias para o aproveitamento das sobras, cujo destino original seria o caixote do lixo. Esta é uma edição da DECO em parceria com o Comissariado Municipal de Combate ao Desperdício Alimentar.

Cozinhar sem Desperdiçar é um ebook de receitas culinárias da DECO em parceria com o Comissariado Municipal de Combate ao Desperdício Alimentar e a Junta de Freguesia de Santa Clara, que pretende estimular o trabalho em rede, sensibilizando a comunidade escolar e a população em geral para o combate ao desperdício alimentar.

Todos os anos, o Concurso Green Chef convida os alunos, das escolas DECOJovem de todo o país, a preparem receitas culinárias confecionadas a partir de sobras alimentares de refeições e/ou com melhor aproveitamento dos alimentos, para combater o desperdício alimentar. As receitas são preparadas pelos alunos em casa ou na escola, sozinhos ou com o apoio dos professores e/ou familiares.

No âmbito do ano Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar, o Comissariado Municipal realizou várias iniciativas ao longo do ano 2016. entre elas, a Campanha Vai onde sobra, leva onde faz falta, com o objetivo de sensibilizar os portugueses para a necessidade de alterar práticas de consumo excessivo e apelar ao voluntariado para a RE.AL – Rede Alimentar Solidária.

Este e-book oferece um conjunto de sugestões de receitas saudáveis e apresenta ideias para o aproveitamento das sobras cujo destino seria o caixote do lixo.

 

As receitas da DECO presentes neste livro são, exclusivamente, da autoria dos participantes da segunda edição do Concurso Green Chef e respeitam o seu regulamento; nomeadamente, a originalidade na confeção de novos pratos a partir do reaproveitamento de alimentos, em prol do combate ao desperdício alimentar.

Alimentar em Rede é um projeto BIP/ZIP da Câmara Municipal de Lisboa, que decorreu em Santa Clara e foi promovido pelo Centro Social e Paroquial Charneca/Galinheiras e em parceria com a Junta de Freguesia de Santa Clara, Escola Nacional de Saúde Pública, C.S.P. da Ameixoeira, Pastoral dos Ciganos, Associação Raízes, entre outros.

Este projeto nasceu do trabalho da Comissão Social de Freguesia, na identificação do aumento de famílias com fome e em insegurança alimentar, potenciado pelos elevados níveis de pobreza e desemprego.

Com o objetivo de diminuir as fragilidades da resposta alimentar, este projeto veio atuar na sensibilização das famílias em áreas prioritárias de gestão orçamental, nutrição, higiene/segurança alimentar, rentabilização e gastronomia intercultural, através da implementação de atividades como: Workshops Do Cabaz à Mesa (receitas da autoria do Chef Fábio Bernardino) e Receitas Chef no Bairro (receitas da autoria das famílias beneficiárias de apoio alimentar em Santa Clara).