De olho no rótulo! nas escolas

Gordura, açúcar e sal a mais têm consequências reais na saúde. Com a campanha “De olho no rótulo”, a DECO ajuda os consumidores a interpretar os rótulos de forma simples e rápida, para que estes possam fazer escolhas certas e saudáveis a qualquer hora. Vamos estar, também, nas escolas com as Consumer.TALKS – De olho no rótulo! Marque já a sua ação.

No Dia Mundial da Obesidade, relembramos que em Portugal mais de metade da população (52,8%), com 18 ou mais anos, tem excesso de peso ou é obesa.

Quase 6 em cada 10 portugueses, ou 5,9 milhões, são obesos ou já exibem características de pré-obesidade, segundo o último Inquérito Alimentar Nacional.

A hipertensão arterial, com uma taxa de prevalência de 26,9%, de acordo com a Direção-Geral da Saúde, integra o grupo das doenças cardiovasculares com números inquietantes. Estas e outras doenças, como a diabetes, encontram-se ligadas ao excesso de açúcares, de gorduras (lípidos), de gorduras saturadas e de sal.

A ação da DECO – De Olho no Rótulo! – ajuda-o a ver os rótulos com outros olhos. E a comer melhor.

Sabe interpretar o rótulo dos produtos alimentares?

Quando escolhe os iogurtes no supermercado, compreende tudo o que está escrito no rótulo? Os valores que lá constam correspondem aos teores de açúcar, gordura e sal, entre outros nutrientes. Mas como saber se estamos a consumi-los em quantidades que respeitem a dose diária recomendada? Olhar para o rótulo de um produto e interpretá-lo é essencial para uma vida mais saudável. As más escolhas alimentares podem ter impacto sobre a saúde. Mas como escolher o alimento nutricionalmente mais equilibrado? Que informação se pode extrair dos valores que encontramos no rótulo? É a este tipo de dúvidas que pretendemos responder com a campanha De Olho no Rótulo.

Com a nova legislação sobre prestação de informação aos consumidores, passou a ser obrigatório incluir nos rótulos a declaração nutricional, onde consta, por exemplo, a quantidade de açúcar, gordura e sal. Temos um cartão que descodifica a declaração nutricional. Descarregue-o, imprima e arrume-o na carteira. Na hora de ir às compras, vai ser-lhe útil.

Saiba mais sobre a Campanha de Olho no Rótulo! e descarregue o cartão que descodifica a declaração nutricional. 

Semana da Alimentação nas escolas

Consumer.TALKS de 16 a 27 de outubro

Durante o período de 16 a 27 de outubro e de forma a promover o consumo de produtos alimentares para estilos de vida mais saudáveis, as equipas regionais da DECO deslocam-se às escolas para dinamizar sessões informativas.

As Consumer.TALKS – Sabes o que estás a comer?, pretendem sensibilizar os jovens consumidores para as questões relacionadas com a alimentação, nomeadamente:

  1. Informar os alunos sobre a melhor forma de interpretar os rótulos dos produtos alimentares;
  2. Apoiar a leitura de ingredientes nos produtos;
  3. Saber identificar os valores diários de consumo de nutrientes;
  4. Compreender o significado de produtos magros e ligth;
  5. Saber fazer escolhas saudáveis.

Esta atividade é dirigida aos alunos desde o 2.º ciclo ao ensino secundário e profissional.

*As Consumer.Talks são gratuitas, contudo solicitamos apoio às escolas, para deslocações dos formadores. Saiba mais.

Interessado em promover esta atividade na sua escola?

Aceda a www.escolas.decojovem.pt, selecione a opção Consumer.Talks e solicite a sua ação na escola!

Dúvidas ou questões?

Contacte-nos.