De olho nas GORDURAS (do rótulo)!

No Dia Mundial da Alimentação (16 outubro), a DECO relembra que uma alimentação saudável começa com uma compra de produtos alimentares saudáveis!

Todos os nutrientes são importantes numa alimentação equilibrada e as gorduras ou lípidos não fogem à regra.  Fornecem energia, vitaminas e ácidos gordos essenciais.

De olho nas Gorduras!

As gorduras saturadas, menos benéficas para a saúde, encontram-se nos produtos de origem animal, como a carne e os laticínios mais gordos e alguns óleos de origem vegetal como o de palma ou coco.

As gorduras insaturadas, à partida mais saudáveis, dividem-se em monoinsaturadas como o azeite e em polinsaturadas – os óleos de girassol, soja e milho, bem como as gorduras de alguns peixes (salmão, sardinha e cavala, etc.) e frutos oleaginosos (caso das nozes e amêndoas).

Um adulto médio necessita de 2000 kcal por dia e deve ingerir no máximo 70 g de gordura total (a Dose de Referência) o que equivale a  cerca de 7 colheres de sopa. 

Ler os rótulos pela sua saúde!

Na hora de escolher um produto alimentar pré-embalado, verifique a informação no rótulo e em especial a declaração nutricional para saber a quantidade de gordura total e saturada presente no alimento.

No momento da compra, consulte a declaração nutricional por 100 gramas.

  • Se o alimento contiver mais de 17,5 g, tem um teor alto em gordura.
  • Se contiver entre 3 e 17,5 gramas, o teor em gordura é médio.
  • Se o valor for abaixo de 3 gramas por 100 gramas é um teor baixo de gordura.

Para as gorduras saturadas estes limites são diferentes.

  • Se o alimento contiver mais de 5 g, tem um alto teor de gorduras saturadas.
  • Se contiver entre 1,5 e 5 gramas o teor é médio.
  • Se o valor for abaixo de 1,5 gramas temos um baixo teor de gorduras saturadas.

Por exemplo, se escolher bolachas com 24 gramas de gordura por 100 gramas, está a adquirir um produto como alto teor de gordura. Ao ingerir 4 destas bolachas ( de 15 gramas cada) estará a ingerir quase 15 gramas de gordura ou seja 21% da dose de referência para este nutriente.

Não se esqueça dos alimentos que ainda vai ingerir ao longo do dia e que lhe fornecem este nutriente e tente sempre escolher alimentos que tenham um teor de gordura e gordura saturada mais baixo.

Enquanto consumidores devemos estar bem informados para fazer as escolhas alimentares mais adequadas. De olho no rótulo!

Saiba mais sobre a CAMPANHA DE OLHO NO RÓTULO e descarregue o seu cartão para o auxiliar nas compras.