27 Novembro, 2015

O Chef Fish apresenta os 7 Princípios Essenciais do Oceano

Alimentação

A APLM escreve para a DECOJovem sobre a literacia dos oceanos e os 7 Princípios Essenciais do Oceanos. É importante sensibilizar os jovens consumidores para a importância do conhecimento sobre o Oceano, para que todos possam decidir como agir da melhor forma para o preservar.

A literacia dos oceanos foi definida pela primeira vez em 2004 por um conjunto de especialistas norte-americanos no domínio das ciências do mar que identificaram os 7 Princípios Essenciais do Oceano, numa iniciativa chamada Ocean Literacy. Através de cada um destes princípios é relembrado o importante papel que o oceano desempenha na vida na Terra. A compreensão destes princípios é fundamental para tomar decisões informadas e responsáveis que nos permitam cuidar do Oceano e dos seus recursos.

Conhecer o Oceano

A adaptação desta iniciativa ao contexto português foi coordenada pela Ciência Viva, através do projeto educativo Conhecer o Oceano. No sítio do projeto é possível encontrar informação relativa aos 7 Princípios, recursos educativos sobre o Oceano e investigação e políticas públicas relacionadas com o mar em Portugal.

O Kit do Mar é outro projeto educativo de referência a nível nacional no que se refere à disseminação do conhecimento sobre o Mar e disponibilização de recursos educativos adaptados aos níveis de ensino e enquadrados nos programas curriculares.

A Saúde do Oceano

Após várias décadas em que as ações do homem colocaram a saúde do Oceano sob ameaça (devido à poluição, destruição dos habitats costeiros, sobre-exploração dos recursos marinhos, alterações climáticas), urge tomar medidas e ações para protegê-lo e preservá-lo. Neste sentido, a disseminação do conhecimento sobre o Oceano para que todos possam decidir como agir da melhor forma para o preservar é essencial.

APML

Como concorrer ao Chef Fish

Para participar neste concurso, os alunos com a ajuda dos professores, deverão constituir equipas de 3 e produzir vídeos com receitas culinárias, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar e consequentemente as suas famílias, para a adoção de comportamentos mais sustentáveis, enquanto consumidores. Concorra Agora ao Chef Fish! 

Para o ajudar na sua escolha do pescado sustentável, consulta o e-book Chef Fish sobre Literacia dos Oceanos.

Data limite de inscrição – 7 dezembro 2015

Data limite para a apresentação dos vídeos – 8 fevereiro 2015

Este artigo foi escrito pela APLM – Associação Portuguesa do Lixo Marinho, parceira do projeto Chef Fish.