Olá! Hoje é dia 26 Junho de 2017

Green Chefs revelados! (vencedores do concurso)

Chegou o momento mais esperado pelos concorrentes do Concurso Green Chef 3. Fique a saber quais as equipas vencedoras do concurso de receitas que combatem o desperdício alimentar.

O Concurso Green chef 3 convidou os alunos, das escolas DECOJovem, a produzir vídeos com receitas culinárias confecionadas a partir de sobras alimentares de refeições e/ou com melhor aproveitamento dos alimentos, com o objetivo de sensibilizar os jovens consumidores para a importância do combate ao desperdício alimentar e da adoção de consumo responsáveis.

Para participar neste concurso, os alunos com a ajuda dos professores, constituíram equipas de 3 e produziram vídeos com receitas culinárias, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar e consequentemente as suas famílias, para a adoção de comportamentos mais sustentáveis, enquanto consumidores.

Na Galeria de Vídeos do Concurso estão disponíveis os 131 vídeos submetidos pelos concorrentes.

Ao todo recebemos: 17 vídeos do Escalão A (alunos do 1.º CEB); 37 vídeos do Escalão B (alunos do 2.º e 3.º CEB e vias vocacionais); e 77 vídeos do Escalão C (alunos do ensino secundário e vias vocacionais e profissionalizantes).

Os alunos vencedores e os professores responsáveis irão receber um tablet (para auxiliar na confeção de futuras receitas!).

Na Reunião de Avaliação dos Vídeos foram considerados todos os critérios de avaliação previstos no Regulamento do Concurso.
O Júri do Concurso, composto pela APA (Agência Portuguesa do Ambiente), DGE (Direção-Geral da Educação)e DECO, avaliou os 131 vídeos dos chefs sustentáveis e elegeu as 3 equipas vencedoras.

Parabéns aos 393 chefes sustentáveis e professores, das 71 escolas participantes que nos 131 vídeos culinários, informaram os consumidores sobre a importância de prevenir o desperdício alimentar.

E OS VENCEDORES SÃO…
Escalão A

Escola Básica de Paços, Arouca

Equipa Estrelas Michelin

Alunos: Maria de Fátima Valente, Patrícia Barbosa e Sara Gomes

Professora Responsável – Maria Isabel Brandão Gonçalves

Receita Caldo Coroado

Escalão B

Centro Educativo de Lagoas, Ponte de Lima

Equipa Mini Chefs 

Alunos: Gabriel Sá, Inês Franco e Mariana Silva

Professora Responsável – Maria Rosa Generosa

Receita Creme de Cenoura em caldo de cascas de maçã

Escalão C

Instituto Técnico, Artístico e Profissional de Coimbra

Equipa Modesto, Maria e Lurdes

Alunos: Daniela da Fonseca, Joana Queirós e Tiago Fonseca

Professor Responsável – Paulo T. Calhau

Receita Bacalhau à Mondego