Receita “Bacalhau à Mondego” premiada pelo Green Chef 3

Green Chef 3 entrega prémios à equipa Modesto, Maria e Lurdes, vencedores do concurso, no Escalão C.

O Concurso Green Chef 3, realizado no âmbito da DECOJovem, convidou as escolas a produzirem vídeos com receitas culinárias confecionadas a partir de sobras alimentares de refeições e/ou com melhor aproveitamento dos alimentos.

Um dos principais objetivos do Green Chef é sensibilizar os jovens consumidores para a importância do combate ao desperdício alimentar, adotando comportamentos de consumo responsáveis.

Na Galeria de Vídeos estão os 131 vídeos, produzidos e realizados pelas equipas a concurso, nesta edição do Green Chef.

De acordo com o Regulamento do Concurso, o júri declarou como equipa vencedora no escalão C (ensino secundário e vias profissionalizantes) a equipa: Modesto, Maria e Lurdes, do Instituto Técnico, Artístico e Profissional de Coimbra.

O video vencedor

A equipa Modesto, Maria e Lurdes, dos alunos Tiago Fonseca, Daniela Fonseca, Joana Queirós e professor Paulo Calhau confecionou a receita Bacalhau à Mondego. Esta receita, que tem como reaproveitamento as sobras de bacalhau cozido, foi gravada junto ao rio Mondego, num vídeo que prima pela originalidade e criatividade.

Entrega de Prémios

A entrega dos prémios, um tablet para cada aluno e professor, realizou-se no final de maio, no Instituto Técnico, Artístico e Profissional de Coimbra.

Para além da entrega de prémios e das fotos habituais, Melanie Magalhães, da DECO Centro, fez algumas perguntas aos alunos sobre a sua participação no concurso.

Entrevista aos vencedores do Green Chef 3

Os alunos referiram que tiveram conhecimento do concurso através do professor Paulo Calhau, responsável pela equipa. Quanto à experiência de participarem nesta atividade da DECOJovem, os alunos revelaram que este concurso foi uma aventura divertida e desafiante, uma vez que nunca tinham realizado vídeos culinários.

Para a criação da receita, a concorrer ao Green Chef,tiveram em consideração o facto do bacalhau ser um alimento em vias de extinção e que, por esse motivo, não deve ser desperdiçado.

Esta equipa afirmou, também, que adoraria voltar a participar no próximo ano, aliás já tinham questionado se tal era possível.

A equipa da DECOJovem garante que para o próximo ano temos novo Green Chef!