27 Abril, 2016

Entrega dos Prémios Chef Fish às alunas vencedoras (Escalão B)

Alimentação

A entrega dos prémios, uma action cam com capacidade de gravação debaixo de água, às alunas da Escola de Gafanha da Nazaré, aconteceu dia 22 de abril, pelas 14h30.

O Concurso Chef Fish, realizado no âmbito da DECOJovem, convidou as escolas a produzir vídeos de receitas culinárias de pescado, que revelassem escolhas saudáveis e sustentáveis no consumo de produtos do mar, com o objetivo de suscitar o interesse da comunidade escolar e das famílias para a adoção de comportamentos mais sustentáveis enquanto consumidores.

Os alunos juntaram-se em equipa de 3 elementos, acompanhados pelo professor responsável, agrupando-se em escalões (A, B, C) de acordo com o grau de escolaridade, tendo sido submetidos 93 vídeos.

O júri, composto pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente, APLM – Associação Portuguesa do Lixo Marinho , WWF – Portugal e DECO, avaliou e decidiu que a equipa vencedora no Escalão B (alunos do 2.º e 3.º ciclo CEB e cursos vocacionais) seria a Equipa Frescos e Salgados, com a receita Crepe Salgado com Cavala e Legumes Salteados, pertencentes à Escola Secundária de Gafanha da Nazaré, Ílhavo.

vencedoras escalão B

A entrega dos prémios, uma action cam com capacidade de gravação debaixo de água, aconteceu dia 22 de abril, pelas 14h30, na escola mencionada.

Entrevista às Vencedoras

As alunas, entrevistadas pela nossa equipa revelaram que conheceram o concurso através da sua professora e que decidiram aderir não só porque gostaram da ideia, mas também porque acham a cozinha muito interessante principalmente um dos elementos da equipa, que é vegetariana e cozinha para si com apenas 14 anos. A ideia para a receita não surgiu de imediato. Foram pesquisar os tipos de peixes saudáveis e sustentáveis, de seguida procuraram quais as quantidades apropriadas para um prato saudável. As alunas pretendiam um prato inovador, então conjugaram alimentos menos conhecidos como a alfarroba com outros mais utilizados. As estudantes gostaram bastante da experiência, não sabem distinguir do que gostaram mais, admitem que gostaram muito de fazer o vídeo, mas também gostaram bastante de cozinhar.

Toda a equipa DECO deseja os Parabéns aos alunos e professores pelo seu fantástico trabalho, especialmente aos vencedores Maria Trigo, Leonor Rocha, Samanta Bizarro e à professora Maria João Fonte.

Artigo de Melanie Magalhães

(Delegação Regional de Coimbra)