16 Novembro, 2015

Dia Nacional do Mar com o Concurso Chef Fish

Alimentação

Hoje celebra-se o Dia Nacional do Mar. O Oceano faz parte da identidade sociocultural portuguesa e representa uma vasta área de recursos, conhecimentos e artes. Aproveite o Concurso Chef Fish para descobrir mais sobre Literacia dos Oceanos.

O Dia Nacional do Mar celebra-se, hoje, dia 16 de novembro de 2015. Esta celebração teve origem na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994. Portugal validou  o documento em 1997.

É a partir desta convenção que  são estabelecidos, entre outras questões, os limites marítimos inerentes à Zona Exclusiva e à Plataforma Continental.

Portugal e o MAR

Sabemos que Portugal tem uma forte ligação com o mar, marcada no passado, principalmente, com Descobrimentos Marítimos. No presente, o mar português dá trabalho a 100 mil pessoas, é fonte de alimento e representa um setor vital para a economia portuguesa e para o PIB nacional.

“De acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, Portugal tem uma faixa costeira de 1 187 km e a terceira maior Zona Económica Exclusiva (ZEE) da Europa, que é 18 vezes maior que o território continental do país, trazendo benefícios para o nosso país em termos de exploração de energia, recursos minerais, biodiversidade e investigação científica.

Com uma costa rica em peixe, é fácil aceitar que rapidamente o peixe se tornou um elemento primordial para a alimentação, e consequentemente o grande responsável pela povoação da costa e dinamização da economia do mar.

Os países costeiros têm direito a declarar uma Zona Económica Exclusiva (ZEE) de espaço marítimo para além das suas águas territoriais, na qual têm prerrogativas na utilização dos recursos vivos e não vivos do mar e responsabilidade na sua gestão ambiental.”, in E-book Chef Fish.

Concurso Chef Fish

A DECO com o Concurso Chef Fish pretende suscitar o interesse das crianças e jovens consumidores pelos recursos marinhos que o Oceano tem para oferecer, desafiando-os a produzir vídeos culinários com receitas de pescado, escolhidos de forma sustentável. Para participar neste concurso, os alunos com a ajuda dos professores, deverão constituir equipas e produzir vídeos com receitas culinárias, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar e consequentemente as suas famílias, para a adoção de comportamentos mais sustentáveis, enquanto consumidores.

Aproveite esta oportunidade, promova a Literacia dos Oceanos, na sua escola, e descubra a infinidade de bens que o Oceano tem para oferecer!

Inscrições até 7 de dezembro de 2015