27 Setembro, 2016

Consumer.TALKS – Sabes o que estás a comer?

Alimentação

Durante o período de 10 a 14 de outubro, as Consumer.TALKS – Sabes o que estás a comer? pretendem informar os jovens consumidores para a melhor e correta interpretação dos rótulos dos produtos alimentares, principalmente para os ingredientes que estes contêm. Marque já esta atividade na sua escola!

Este mês a DECOJovem comemora o Dia Mundial da Alimentação (16 de outrubro), entre os dias 10 e 14 de outubro, com as Consumer.TALKS – Sabes o que estás a comer?

Comemoramos, também, o Dia Mundial da Alimentação com o Concurso Green Chef 3.

Sabia que…

Novos estudos sugerem que a influência dos pais e educadores é decisiva nas preferências alimentares da criança para a vida, se conseguirem marcar posição no período desde a introdução de alimentos sólidos até à entrada no primeiro ciclo do ensino básico, por volta dos 5 ou 6 anos.

Na Europa, uma em cada 5 crianças tem excesso de peso ou é obesa.

Segundo a publicação “Food Today”, do Conselho Europeu para a Informação Alimentar, até àquela idade, as influências externas de colegas ou da escola são mínimas. Quando iniciam o primeiro ciclo, a maioria das crianças já desenvolveu as preferências alimentares e é mais difícil mudar.

Impor restrições à comida mais saborosa (com frequência, mais calórica) e pressionar para comer fruta e legumes tem, muitas vezes, o efeito contrário. Alguns estudos evidenciam que as crianças cujos pais limitam moderadamente aquilo que comem, ingerem, no geral, menos calorias, do que as crianças com pais demasiado ou muito pouco restritivos. Estes comportamentos podem contribuir até para uma relação pouco saudável com a comida e para o excesso de peso. O mesmo se aplica aos casos em que os alimentos são utilizados para regular as emoções, como tristeza e ansiedade.

Muitos dos comportamentos que adotamos no dia-a-dia de forma não consciente podem contribuir para que as crianças interiorizem ideias que dificultam o controlo do peso, tanto no presente como no futuro.

Os mais pequenos aprendem sobretudo com o exemplo dos mais velhos. De nada vale explicar que não se podem comer bolachas antes do jantar, se vai petiscando enquanto prepara a refeição ou devora um chocolate quando está mais ansioso.

Dicas para uma influência positiva na alimentação infantil
  1. Estabeleça horários para as refeições em família.
  2. Os adultos devem ser exemplos positivos e comer uma grande variedade de fruta e legumes. Envolva as crianças no seu consumo, assim que introduzir os alimentos sólidos.
  3. Aumente a porção de legumes na refeição e sirva-os como primeiro prato.
  4. Imponha alguns limites aos alimentos menos interessantes e ensine que todos podem fazer parte de uma dieta saudável, desde que nas quantidades adequadas.
  5. Não desista dos novos alimentos: podem não agradar no imediato, mas tornar-se mais apelativos ao fim de 5 a 10 vezes.
  6. A apresentação é tudo: inove no modo como serve os alimentos e no método de confeção.
  7. Recorra ao elogio ou a uma recompensa não alimentar para premiar os bons hábitos, quando as crianças aceitam as frutas e os legumes ou os novos alimentos.
Consumer.TALKS de 10 a 14 de outubro

Durante o período de 10 a 14 de outubro e de forma a promover o consumo de produtos alimentares para estilos de vida mais saudáveis, as equipas regionais da DECO deslocam-se às escolas para dinamizar sessões informativas.

As Consumer.TALKS – Sabes o que estás a comer?, pretendem sensibilizar os jovens consumidores para as questões relacionadas com a alimentação, nomeadamente:

  1. Informar os alunos sobre a melhor forma de interpretar os rótulos dos produtos alimentares;
  2. Apoiar a leitura de ingredientes nos produtos;
  3. Saber identificar os valores diários de consumo de nutrientes;
  4. Compreender o significado de produtos magros e ligth;
  5. Saber fazer escolhas saudáveis.

Esta atividade é dirigida aos alunos desde o 2.º ciclo ao ensino secundário e profissional.

*As Consumer.Talks são gratuitas, contudo solicitamos apoio às escolas, para deslocações com valor total (ida e volta) igual ou superior a 100 Kms.

Interessado em promover esta atividade na sua escola?

Aceda a www.escolas.decojovem.pt, selecione a opção Consumer.Talks e solicite a sua ação na escola!

Dúvidas ou questões?

Contacte-nos.