14 Outubro, 2015

Concurso Chef Fish – Regulamento

Alimentação

O Concurso Chef Fish convida as escolas a produzir vídeos com receitas culinárias de pescado, revelando escolhas saudáveis e sustentáveis, no consumo de produtos do mar, e que demonstrem respeito pelo Oceano e dos seus recursos.

O Concurso Chef Fish convida os alunos a produzir vídeos com receitas culinárias de pescado, revelando escolhas saudáveis e sustentáveis no consumo de produtos do mar, e que demonstrem respeito pelo Oceano e seus recursos. If you don’t read portuguese, try the english version.

Para participar neste concurso, os alunos com a ajuda dos professores, deverão constituir equipas e produzir vídeos com receitas culinárias, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar e consequentemente as suas famílias, para a adoção de comportamentos mais sustentáveis, enquanto consumidores.

Produzir vídeos com receitas culinárias de pescado, revelando escolhas saudáveis e sustentáveis, no consumo de produtos do mar

Quem pode concorrer?

Estão definidos 3 escalões de participantes (sempre acompanhados com um professor responsável):

  • Escalão A – equipas de 3 alunos do 1.º CEB
  • Escalão B – equipas de 3 alunos do 2.º e 3.º CEB e cursos vocacionais
  • Escalão C – equipas de 3 alunos do ensino secundário e vias profissionalizantes

É possível a participação de várias equipas da mesma escola, podendo um mesmo professor inscrever-se com mais do que uma equipa.

Antes de inscrever as equipas no concurso, o professor deverá verificar se a sua escola pertence à rede de escolas DECOJovem.

Se ainda, não é escola DECOJovem, descubra como aderir.

Antes de concorrer deve ler com atenção o regulamento do concurso disponibilizado para a comunidade escolar, que contém toda a informação completa. Mas para já deixamos aqui os principais tópicos.

Faça aqui o download do Regulamento do Concurso Chef Fish. (Versão de 27-10-2015)

Como concorrer?

O Professor Responsável da equipa deverá:

  1.  Aceder e descobrir os conteúdos dos sites Conhecer o Oceano e Kit do Mar, para compreender melhor a estratégia e a abordagem de promoção do pescado na alimentação saudável.
  2. Aceder ao Concurso Chef Fish na plataforma escolas.decojovem.pt e iniciar sessão com username e password. Caso não tenha os dados de acesso, terá de registar primeiro a sua escola na DECOJovem
  3. Adicionar a(s) equipa(s), identificando os seus elementos, em Equipas  (até 7 dezembro 2015)
  4. Preencher a Ficha de Projeto, em Participaçõesindicando nome do vídeo, equipa, resumo do vídeo, meios de divulgação  (até 7 dezembro 2015)
  5. Produzir o vídeo da receita culinária com produtos do mar, cumprindo os seguintes passos:
    1. O vídeo deve conter a preparação, confeção e empratamento de uma receita com produtos do mar (peixe, marisco, moluscos, etc.);
    2. No início do vídeo deve constar, obrigatoriamente, o template de vídeo do Concurso Chef Fish;
    3. Após a confeção da receita, deve constar obrigatoriamente uma frase alusiva ao site Conhecer o Oceano referido no E-book Chef Fish;
    4. No final do vídeo deve constar obrigatoriamente a ficha técnica da equipa, com: identificação da escola, equipa, professor responsável, alunos e escalão;
    5. O vídeo deve ter a duração máxima de 3:00 Minutos;
    6. É obrigatório que todos os alunos apareçam no vídeo culinário;
    7. No vídeo, é obrigatório que os alunos refiram se a sua escolha de pescado é sustentável e a  importância de consumir pescado para uma alimentação saudável.
  6. Publicar o vídeo no YouTube. Aquando da publicação deverão ativar a legendagem do vídeo para a língua inglesa (também, poderão criar as suas próprias legendas no Youtube) e como PÚBLICO;
  7. Aceder à Ficha de Projeto de cada vídeo, em Participações, e colocar o Link do YouTube;
  8. Submeter o vídeo a Concurso;  (até 8 fevereiro 2016)
  9. Os vídeos aprovados pela DECO ficarão visíveis para visualização na Galeria de Vídeos do concurso. Será possível aos utilizadores do site atribuir “gostos” e promover a partilha dos vídeos pelo Facebook e Twitter;
  10. A avaliação do júri do concurso decorrerá na semana de 8 a 12 de março de 2016 e os vencedores serão anunciados a 15 de março de 2016 – Dia Mundial do Consumidor.

Prémios

Por cada escalão do concurso, cada professor responsável e cada aluno das equipas vencedoras receberão uma action cam com capacidade de gravação debaixo de água.

Material de apoio

Além da visita ao site Conhecer o Oceano e Kit do Mar, para conhecerem melhor as estratégias definidas na promoção e conservação do pescado, os professores têm disponível o E-book Chef Fish, com informação útil sobre Literacia dos Oceanos e dicas importantes para os consumidores de pescado, tais como a importância da escolha de peixe sustentável; a disponibilidade dos stocks populacionais de pescado mais comercializado em Portugal; como escolher o melhor pescado e como o conservar; nova rotulagem de produtos de pescado e a importância de comer peixe para uma alimentação saudável e equilibrada.

Para a participação e divulgação do concurso, faça o download dos materiais.

Download materiais ebook

Dúvidas e questões?

Quaisquer dúvidas respeitantes ao Concurso Chef Fish podem ser esclarecidas junto da DECO, preferencialmente através do email decojovem@deco.pt.

English version?

a click away

botão concorrer

Apoios à iniciativa

O projeto Chef Fish é concebido e implementado pela DECO e é co-financiado a 85% pelo EEA Grants e a 15% pela DECO.

Através dos fundos EEA Grants e Norway Grants, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega contribuem para reduzir as disparidades sociais e económicas e reforçar as relações bilaterais com os países beneficiários na Europa.

Os três países doadores cooperam estreitamente com a União Europeia através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE).

Para o período 2009-14, as subvenções das EEA Grants e Norway Grants totalizam o valor de 1,79 mil milhões de euros. A Noruega contribui com cerca de 97% do financiamento total. Estas subvenções estão disponíveis para Organizações Não Governamentais, centros de investigação e universidades, e setores público e privado nos 12 Estados-membros integrados mais recentemente na União Europeia, Grécia, Portugal e Espanha. Há uma ampla cooperação com as entidades governamentais dos países doadores, e as atividades podem ser implementadas até 2016.

Parceiros do Projeto

Esta iniciativa conta com a participação da Direção Geral da Política do Mar, da Associação Portuguesa do Lixo Marinho e da Agência Portuguesa do Ambiente.

logos-parceiros