Olá! Hoje é dia 20 Outubro de 2017

Água, um bem essencial! na Semana da Sustentabilidade

Sabia que no setor doméstico, em média, cada português consome 168 litros de água potável por dia? Apenas uma parte da água consumida é usada para beber ou cozinhar. Uma boa fatia vai, por exemplo, para descargas de autoclismo!

A água é um recurso natural imprescindível ao homem, e não falamos apenas naquela que se pode beber e utilizar no dia-a-dia. A água intervém, igualmente na produção de todos os bens de consumo: para criar e produzir uma só vaca de 500 kg, é necessário o equivalente a uma piscina olímpica, com pelo menos, seis metros de profundidade. Já no sector têxtil, as plantações de algodão requerem tanta água que, para produzir uma simples T-shirt, são necessários 1500 litros de água.

Ainda que renovável, a água é um bem limitado e escasso: para conseguir um consumo sustentável, é preciso que todos os agentes implicados adotem medidas para melhorar a sua gestão. Aliás, não podemos ficar indiferentes ao facto de a água associada à produção de bens e serviços, “água virtual”, ter crescido de forma muito significativa nos últimos 40 anos. Do total consumido em todo o mundo, cerca de 15% estão associados à exportação de bens alimentares! É necessária uma gestão inteligente deste bem essencial, que começa, desde logo, por uma poupança no uso que fazemos dela, nas nossas casas.

Semana da Sustentabilidade nas escolas

No próximo dia 22 de abril comemora-se o Dia Mundial da Terra.

A data foi criada em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson. Este dia assinala um protesto contra a poluição na Terra, após as consequências do desastre petrolífero em Santa Bárbara, Califórnia, em 1969. A população aderiu em força à manifestação e mais de 20 milhões de americanos defenderam a preservação da Terra e do ambiente.

Assim, todos os anos, no dia 22 de abril, milhões de cidadãos, em todo o mundo, manifestam o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra.

Consumer.TALKS: Água, um bem essencial!

Entre os dias 19  a 28 de abril, a DECOJovem aposta na sensibilização dos jovens consumidores sobre a importância da adoção de comportamentos mais sustentáveis em prol da redução do desperdício da água.

Em todo o país e com o apoio das Delegações Regionais da DECO, as Consumer.TALKS serão realizadas nas Escolas DECOJovem que solicitarem a ação.

Esta atividade é dirigida a alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário e profissional das escolas aderentes ao projeto e serão gratuitas.

Objetivos da ação

  • Compreender que a água é um recurso essencial e escasso.
  • Compreender o significado dos conceitos: “água virtual” e “pegada hídrica”.
  • Informar sobre o consumo e desperdício de água em Portugal.
  • Compreender a importância de adotar gestos simples de poupança de água e de redução do seu desperdício.

Inscreva já a sua turma!

Implementação da atividade de 19 a 28 de abril de 2017